• CarlaRibeiro

Vem aí o Sangue na Guelra

Na véspera da gala do Guia Michelin – que toma palco pela primeira vez no nosso país – o Sangue na Guelra regressa com a 6.ª edição de Young Chefs With Guts: dois jantares imperdíveis com alguns dos melhores chefs de Portugal e do mundo.



No dia 20 de Novembro será no restaurante Erva, e a 26 no Prado – dois espaços recentes na cidade liderados por dois jovens cozinheiros – Carlos Gonçalves e António Galapito, respectivamente – que se têm distinguido pela irreverência e pela originalidade.



Este ano, além dos cozinheiros do Alma, Loco e Fortaleza do Guincho, dão-se as boas-vindas a Luke Kolpin, do Noma, a Artur Gomes, que passou pelo Noma Lab, a Francisco Cardenas, do Kadeau, e a Raphael Calisto do Chambre Séparée.


Os menus, sempre disruptivos, feitos exclusivamente com produtos nacionais, são surpresa... mas são garantidas doses extra de experimentalismo, salpicadas com ousadia, ideias próprias e, acima de tudo, muita garra! Os chefs conhecem bem a que sabe a inovação e querem partilhá-la em quatro snacks, quatro pratos principais e sobremesas. O pontapé de saída de cada jantar é dado por um cocktail de Fernão Gonçalves, o bartender do Pesca. A inspiração? Sangue na Guelra!


O pão e a manteiga, este ano, têm a assinatura da nova padaria Isco. Os queijos da Manteigaria Silva procedem a refeição que encerra com café de balão da Nescafé – grão torrado e preparado em Portugal. Nos copos, vinhos Quinta dos Carvalhais (20NOV) e Esporão (26NOV), as propostas de que não estão à espera, sempre em consonância com o que chega à mesa. A dar uma mão no serviço de sala vão estar os alunos da Escola de Hotelaria de Portalegre.


Como o Sangue na Guelra é uma incubadora de novas ideias e projectos, as novidades dos jantares Young Chefs With Guts não ficam por aqui. Ao peixe na nossa costa junta-se a carne, que passa a ser também um dos ingredientes principais na cozinha, e até há lugar para um prato vegetariano! A Makro volta a juntar-se  e este ano traz iguarias dos Açores, de pequenos produtores locais.


Os jantares têm um custo de 80€/pessoa com tudo incluído.


As reservas fazem-se através do e-mail reservas@sanguenaguelra.pt.


#must #revistamust #itmustbegood #JantaresYoungChefsWithGuts #sanguenaguelra #gastronomia #criatividade #ideias #irreverência #lisboa #porto #erva #prado #restaurante #jantares #cozinha #mesa #gastronomy @it.must.be.good