top of page
  • Must Edição

Scrabble celebra 75 anos e continua a fidelizar novos jogadores em todo o mundo!

O jogo de tabuleiro Scrabble celebra 75 anos, marcados por sucesso além-fronteiras, que resulta do seu game-play divertido e da sua capacidade de promover conexões inter-geracionais que conquistam o coração de milhões de jogadores em todo o mundo. A impossibilidade de ficar indiferente a este marco levou ao registo de inúmeras celebrações à volta do mundo.



Para comemorar o 75º aniversário do Scrabble e a coroação do rei Charles III – que celebra, também ele, 75 anos neste ano – o conhecido chapeleiro britânico Justin Smith Esquire criou uma coroa inteiramente de peças de Scrabble inspirado nas verdadeiras joias da coroa britânica. Já em França a aclamada artista Chloe M celebrou os 75 anos do seu jogo preferido atuando o seu “Scrabble Slam” em frente à Torre Eiffel. Desafiou-se ainda o público a iniciar uma conversa internacional com o hashtag #75yearsofScrabble, com o qual a comunidade tem partilhado momentos únicos e episódios engraçados à volta do tabuleiro.



Durante os seus 75 anos de existência o Scrabble passou por diversas evoluções, mas a essência permaneceu a mesma: criar palavras com as letras disponíveis para obter a maior pontuação possível. Não é só um jogo, mas também uma sensação global – a cada hora, cerca de 30.000 jogos são iniciados, demonstrando que, se existe uma língua universal, esta é composta por letras e palavras. Com mais de 4.000 clubes de Scrabble espalhados pelo mundo, este universo resulta quase como uma sociedade secreta, mas com mais diversão e menos conspiração. E quem diria que um jogo de palavras se poderia também tornar numa estrela de cinema? O Scrabble é já uma verdadeira celebridade, tendo participado em filmes como “A Semente do Diabo” (Rosemary’s baby), “Cercados” (Blackhawk Down) e, a sua última aparição no grande ecrã foi no sucesso de bilheteiras “Resistir-lhe é Impossível” (Wedding Planner). Mas também no pequeno ecrã é também já protagonista tendo aparecido na série de televisão Simpsons, na qual, num dos episódios, Bart Simpson joga Scrabble e coloca a palavra falsa KWYJIBO e obtém uma grande pontuação, tendo definido a palavra como um “macaco careca norte-americano com queixo pequeno”.



O jogo de mecânica simples, mas viciante, cujo conceito nasceu em 1931 no 5º andar de um modesto apartamento em New York State, veio a provar-se um clássico atemporal pela capacidade de estimular e entreter todos aqueles que estão aptos a um novo desafio. Tendo-se vindo a afirmar como a atividade de eleição em convívios de família e noites caseiras entre amigos, o Scrabble reúne a adoração daqueles que amam palavras e uma boa partida. Torna-se desafiante arranjar um contexto desapropriado para jogar o famoso jogo de palavras, o astronauta canadiano Chris Hadfield arranjou uma forma de o fazer na Estação Espacial Internacional: com velcro no reverso dos azulejos de letras. Talvez seja este o motivo pelo qual se estima haver cerca de um milhão de peças de Scrabble perdidas pelo mundo, acreditando-se que seria possível recriar a altura de 12 Empire State Buildings amontoando as peças esquecidas.


A concentração, o pensamento estratégico e a rapidez são requisitos necessários ao sucesso e tornam-se o mote para desafiar e juntar todos à volta tabuleiro. Contudo, é a simplicidade do jogo que é a chave para o seu sucesso: não importa o número de palavras que se conhece, mas sim a forma como são utilizadas. Mais do que estimular o raciocínio lógico e fortalecer habilidades comunicativas o jogo proporciona um ambiente propício à criação de relações e memórias que duram para além dos 50 minutos estimados para o jogo.


O jogo continua a fidelizar novos jogadores e a responder a novos desafios, reinventando-se através de diversas inovações, acolhendo todos os jogadores, tanto os fãs de longa data como os recém-chegados. O Scrabble quer continuar a suscitar entusiasmo em todo o mundo, e por esse motivo a marca está a introduzir grandes novidades – que chegarão em breve! – para se manter relevante para todas as gerações.

A influência do Scrabble na cultura e a sua presença global são um testemunho da sua popularidade duradoura. Tudo indica que continuará a fortalecer o seu legado como um passatempo emocionante e enriquecedor para todos. À data já podemos celebrar 75 anos de diversão, desafios e união que irão certamente perdurar no tempo.


Comments


bottom of page