• CarlaRibeiro

Senhor Zé: O restaurante que lembra o Natal!

Atualizado: 13 de Jun de 2018

O Senhor Zé é um dos melhores restaurantes do Porto, onde o amor é que comanda a vida, a comida e os sabores. A cozinha é feita por mãos repletas de sabedoria, que conhecem todos os segredos dos pratos mais famosos dos últimos 50 anos.


No Restaurante Senhor Zé encontra uma bela garrafeira

Recentemente, fui passar um fim-de-semana ao Porto com o meu marido.. Depois de um longo passeio pelas ruas e ruelas lindas e charmosas da cidade, durante a manhã, chegou a hora de almoçar. Fomos até ao Largo dos Poveiros à procura de um restaurante bem conhecido, mas como estava muita gente e tínhamos que comer em pé, fomos procurar outras opções. Procuramos, procuramos e não encontrávamos nada que nos captasse a atenção. Depois de muito olharmos e lermos as sugestões à porta de vários restaurantes, entrámos num ( o Senhor Zé), até um pouco a medo, porque já estávamos completamente esfomeados...


Nas paredes estavam pendurados alguns quadros com recortes de jornais e de revistas com reportagens sobre o espaço. E aí, pensei: até que não deve ser mau! Vamos lá experimentar.

O senhor Zé (soube depois que era o proprietário) chegou à nossa com a ementa e perguntámos o que nos sugeria e respondeu-nos com um certo humor: “Aqui é tudo bom, menos eu!”

Acabou por nos sugerir o Bacalhau à Braga e os Filetes de Pescada com Arroz de Feijão. Pedimos um Papa Figos, tinto para acompanhar.



Rabanadas nesta altura do ano?

Enquanto esperávamos pela chegada dos pratos, aproveitei para ler as várias reportagens/críticas ao restaurante e a parte das sobremesas chamaram-me logo a atenção, principalmente quando vi que havia pão-de-ló e rabanadas, as especialidades da casa. Rabanadas nesta altura do ano? A sério? Vou ter que provar porque adoro rabanadas, mas só as como na altura do Natal, pensei! 

O Senhor Zé é um restaurante tipicamente ​português com ambiente acolhedor, comida tradicional portuguesa de confecção caseira, onde não falta uma carta com os melhores vinhos portugueses.

Passado alguns minutos chegaram os nossos pratos. Os filetes estavam deliciosos, muito bem confeccionados e o arroz estava acabadinho de fazer e estava mesmo no ponto, o chamado malandrinho. O Bacalhau à Braga (foi a primeira vez que comi) estava igualmente suculento e delicioso.


Na hora de pedir a sobremesa, não hesitamos. Pedimos o pão-de-ló e a rabanada para podermos provar, pelo menos, dois doces. Fiquei sem palavras quando as provei. Foram as melhores rabanadas que comi na minha vida, assim como o pão-de-ló molhadinho com as gemas de ovos (qual pão-de-ló de Alfeizerão qual quê!).


Gostei tanto que voltei a pedir mais uma rabanada... Aqui parece que é Natal todos os dias.

No fim, o senhor Zé ainda “me obrigou” a provar o leite creme queimado na hora e a famosa salada de pêssego.

O bacalhau, o Peixe Galo com Açorda, os Filetes de Pescada com Arroz de Feijão são algumas das especialidades que pode apreciar.

Uma história de amor que a comida uniu!

José Canelas e Maria da Soledade estão casados há 44 anos e são os anfitriões do restaurante Senhor Zé, um casal ligado desde sempre à restauração. Conheceram-se quando começaram a trabalhar 1969 no mítico restaurante “Monte Negro”, antigamente conhecido por restaurante “A Mamuda”. Depois decidiram abrir o seu negócio próprio em 1980, juntamente com a colega Maria Fernanda, onde abriram o restaurante “Casa Nanda”. Constituíram “a sua casa” com um espírito acolhedor e comida tradicional portuguesa. Em 2017, decidiram criar novamente um novo restaurante: O Restaurante Senhor Zé! O Senhor Zé nas mesas a atender clientes, com boa disposição e a animação típica de um restaurante simples mas com comida maravilhosa e tipicamente portuguesa! E claro, a sua mulher Maria da Soledade, que conhece todos os segredos dos pratos mais famosos dos últimos 50 anos, fica responsável para que tudo na cozinha seja preparado com a melhor qualidade e sabores extraordinários da melhor cozinha típica que se pode encontrar na cidade do Porto.

Créditos: V.E.


Fica na Rua do Campinho, n.º13/15, Porto

Tel: 222 051 011 / Tlm: 919 927 431

www.restaurantesenhorze.com

#must #itmustbegood #revistamust #lifestyle #taste #travel #food #gastronomy

#senhorze #restaurante #porto #gastronomiaportuguesa #comidatradicionalportuguesa #cozinhaportuguesa #portuguesefood #rabanada #leitecreme #bacalhau #filetes #visitporto #portolovers #wine #douro #restaurantesenhorze

@it.must.be.good