top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Spotify revela os artistas, músicas, álbuns e podcasts mais ouvidos de 2022

O final do ano é sinónimo de Natal, de balanços e também de um dos momentos mais aguardados pelos fãs da música em todo o mundo: o Wrapped do Spotify. O Wrapped 2022 revela os artistas, músicas, álbuns e podcasts mais ouvidos do ano e promove a autoexpressão e a interatividade, disponibilizando novas funcionalidades como a “Personalidade de Áudio”, onde os utilizadores recebem a sua personalidade através dos hábitos de streaming, e o “Audio Day”, que mostra os hábitos dos utilizadores durante um dia normal.


As preferências dos portugueses Em 2022, há um novo artista preferido pelos portugueses, The Weeknd, que sobe ao primeiro lugar após ter ficado em segundo no ano passado, seguido por Drake, o líder do Wrapped 2021. O top 5 encerra com Taylor Swift, Luan Santana e Ed Sheeran. Relativamente aos artistas portugueses mais ouvidos, há uma clara preferência por rap tuga, liderada por Ivandro, seguido por Dillaz, Julinho Ksd, Wet Bed Gang, terminando com Plutónio na quinta posição.

Entre as músicas mais ouvidas em Portugal, “DANÇARINA” de PEDRO SAMPAIO, está no topo da lista, com “Malvadão 3” de Xamã, Gustah, Neo Beats, Bagua Records, em segundo lugar e “As It Was” de Harry Styles, na terceira posição. “Lua” de Ivandro, ocupa o quarto lugar, com “GALOPA” de PEDRO SAMPAIO, a encerrar o pódio.

Tendência positiva para a música nacional Além de “Lua”, Ivandro tem igualmente a segunda música portuguesa mais ouvida do ano, “Moça”, seguida por “Onde Vais (feat. Carminho)” e “Como Tu (feat. Ivandro)”, ambas de Bárbara Bandeira, uma das artistas EQUAL de 2022, e terminando com “Let You Go” de Richie Campbell. Relativamente ao ano passado, os utilizadores portugueses consumiram mais 37% de música local. Já em relação aos álbuns preferidos pelos portugueses na plataforma, o primeiro lugar é ocupado por “CHAMA MEU NOME” de PEDRO SAMPAIO. No segundo lugar está “Harry’s House” de Harry Styles e no terceiro está “=” de Ed Sheeran. No quarto e quinto lugar surgem, respetivamente, “Un Verano Sin Ti” de Bad Bunny e “Versions of Me” de Anitta.


O panorama internacional A nível mundial, Bad Bunny é o primeiro artista a estar no primeiro lugar por três anos consecutivos. Com um novo álbum lançado no final de outubro e que bateu todos os recordes, Taylor Swift ocupa a segunda posição, seguida por Drake, The Weeknd e BTS, a banda de K-Pop a fechar o pódio. No que diz respeito às músicas mais ouvidas globalmente, o troféu vai para Harry Styles com “As It Was”, também em linha com a tendência nacional. Em segundo e terceiro lugar, respetivamente encontram-se “Heat Waves” de Glass Animals e “STAY (with Justin Bieber)” de The Kid LAROI, Justin Bieber. Como artista mais ouvido a nível global, Bad Bunny conta com duas músicas no top 5, “Me Porto Bonito” e “Tití Me Preguntó”, em quarto e quinto lugar, respectivamente.


Os podcasts mais ouvidos em Portugal e no mundo em 2022 Com o consumo e o número de podcasts a aumentar nos últimos anos, o Spotify tem apostado nesta vertente, disponibilizando diferentes conteúdos para os seus utilizadores e novidades como os vídeo podcasts para os criadores. Ocupando um lugar de destaque no consumo de áudio na plataforma, o Spotify revela agora os podcasts mais ouvidos em 2022. Em primeiro lugar, entre os podcasts mais ouvidos pelos portugueses, volta a estar “Extremamente Desagradável”, de Joana Marques na Rádio Renascença, que de segunda a sexta aborda os assuntos mais desagradáveis. Em segundo lugar, “ask.tm” de Pedro Teixeira da Mota, e no número três está “Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer”, com Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares. A fechar o Top 5 de podcasts estão “Fuso” de Bumba na Fofinha e “The Joe Rogan Experience” de Joe Rogan

A nível global, o top é liderado pelo podcast americano “The Joe Rogan Experience”, seguido por “Call Her Daddy” de Alex Cooper, “Anything Goes with Emma Chamberlain” de Emma Chamberlain e Ramble, "Case 63" de Spotify Studios e “Crime Junkie” de audiochuck. “O Wrapped é a campanha do Spotify mais aguardada do ano, onde utilizadores e fãs de música conseguem ter uma perspetiva do seu ano através do áudio. Estamos muito entusiasmados por continuar a apoiar os artistas portugueses e estamos muito contentes por ver a evolução da música local no Wrapped deste ano, através de artistas como o Julinho Ksd, Wet Bed Gang ou a Bárbara Bandeira. O Wrapped é sobre celebração, expressão individual e diversão, pelo que convidamos todos a juntarem-se a esta iniciativa.” , afirma Melanie Parejo, Head of Music for Southern Europe.

Como aceder à experiência personalizada do Wrapped O Wrapped do Spotify celebra anualmente a relação dos utilizadores com a música e ajuda-nos a refletir sobre o papel desempenhado pelo áudio nas vidas dos utilizadores da plataforma e dos criadores de música. Para além de permitir o acesso às músicas e artistas mais ouvidos globalmente, oferece aos utilizadores a possibilidade de terem uma retrospectiva sobre o que ouviram nos últimos meses A partir de hoje, todos os utilizadores poderão aceder à sua própria experiência personalizada do Wrapped , exclusivamente na aplicação móvel do Spotify em iOS e Android no hub 2022 Wrapped. Além das funcionalidades preferidas dos utilizadores, o Wrapped apresenta novas formas de descobrir e celebrar o ano na música, como:

  • Novas histórias para expressar o ano do áudio: Além dos artistas, géneros, músicas, podcasts e minutos ouvidos, a personalidade da experiência de áudio é uma nova e divertida forma para os utilizadores descobrirem qual das 16 personalidades definem o que ouviram durante o ano. Além disso, o Audio Day é uma história interativa que mostra a evolução do gosto musical durante o dia.

  • Conectar ainda mais os artistas e criadores: Além das playlists personalizadas e editoriais, o Wrapped hub na plataforma também vai incluir merch dos artistas preferidos, bem como eventos futuros para que os fãs os possam ver ao vivo;

  • Partilha mais: Agora vai ser possível partilhar os cartões do Wrapped através do WhatsApp, Instagram Direct Message, Facebook Messenger e Line. Os fãs podem descobrir uma lente do Snapchat personalizada que reflete a sua personalidade de ouvinte e aproveitar Bitmoji especiais do Wrapped, bem como diversos GIFs personalizados;

  • O Wrapped no Roblox: Para celebrar o Wrapped e os artistas que fizeram parte das bandas sonoras dos jogadores, o Spotify vai entrar na ilha principal da Spotify Island com diferentes jogos, merch virtual e oportunidades de fotos relacionadas com o Wrapped e incluindo diferentes artistas Bizarrap, Black Sherif, Calvin Harris, CRO, Doechii, Eslabon Armado, Miranda Lambert, NIKI, NewJeans, Stray Kids, SUNMI e Tove Lo;

  • Os jogadores do Barcelona também participam: Aproveitando a parceria entre o Spotify e o FC Barcelona, os fãs vão poder encontrar vídeos especiais do Wrapped 2022 de alguns dos jogadores, como Robert Lewandowski, Alexia Putellas, Pedri e Ansu Fati.

O Spotify lançou também a experiência personalizada 'Wrapped' para artistas e criadores de podcasts, que poderão aceder ao seu próprio microsite para perceberem como têm sido escutados pelos os seus fãs e seguidores. Para tal, os criadores poderão aceder a 'Spotify for Artists' e 'Spotify for Podcasts'. Os artistas mais ouvidos em Portugal em 2022:


As músicas mais ouvidas em Portugal em 2022:

Comments


bottom of page