• CarlaRibeiro

Os 9 superalimentos para o seu cabelo

Continuamos – e bem – recolhidos em nossas casas, cumprindo o dever de confinamento social que se exige para vencer a pandemia COVID-19 e travar o rápido contágio. Neste período, como já têm alertado muitos especialistas, é importante estabelecer rotinas e hábitos saudáveis, tão importantes para o corpo como para a mente.



O Grupo Clínico Saúde Viável, exclusivamente dedicado ao Diagnóstico, Tratamento e Investigação em Saúde e Transplante Capilar, apoia o movimento #EuFicoEmCasa e oferece dicas sobre como tratar do seu cabelo em período de confinamento. Carlos Portinha, coordenador clínico do Grupo Clínico Saúde Viável, diz-lhe quais os alimentos que deve ingerir para ter um cabelo saudável e nutrido.


Carlos Portinha, coordenador clínico do Grupo Clínico Saúde Viável

Tem sido objetivo da Saúde Viável, através destes conselhos úteis, sublinhar a importância de tratar do nosso cabelo diariamente, da mesma forma que cuidamos da nossa pele ou da nossa alimentação. E, por falar nisso, por que não juntarmos o útil ao agradável? Como quem diz, cuidar do cabelo ao mesmo tempo que mantemos uma dieta equilibrada e rica em nutrientes – se possível, acompanhada de exercício regular, em casa? Há uma panóplia de alimentos que contribuem para a saúde capilar. Com mais tempo para cozinhar, e naturalmente com os devidos cuidados nas idas (pouco frequentes) às compras, desfrutemos de forma imaginativa destes sabores ao mesmo tempo que cuidamos do nosso cabelo.


  1. Salmão É um peixe muito rico em proteína e vitamina D, mas o maior benefício ao nível capilar está relacionado com os ácidos gordos essenciais, nomeadamente os ómega-3, que vão ajudar no correto crescimento capilar e desenvolvimento das membranas celulares, ao mesmo tempo que auxiliam o fortalecimento do couro cabeludo.

  2. Lentilhas É uma leguminosa, portanto uma proteína de origem vegetal, que tem um teor elevadíssimo de zinco e magnésio, mas principalmente de biotina. Tal, ajuda no correto crescimento da membrana celular que vai dar origem à raiz do cabelo e, dessa forma, favorece uma saúde capilar equilibrada.

  3. Arroz Sugerimos que se escolha sempre o arroz mais escuro possível, como por exemplo basmati, integral ou vaporizado, uma vez que estas variedades são muito ricas em vitaminas do complexo B, que favorecem o correto crescimento celular, fazendo com que os fios capilares cresçam mais fortes e em maior número.

  4. Ovo O ovo é uma fonte de proteína de altíssimo valor biológico e, para além disso, rico em biotina. Por isso mesmo, torna-se num alimento de extrema importância para o crescimento capilar, uma vez que a biotina promove um cabelo mais forte e saudável, evitando assim a sua queda, pelo estímulo na produção de queratina. O ovo é ainda rico em zinco e selénio, dois elementos importantes para a saúde capilar.

  5. Cenoura A principal vantagem da cenoura é o caroteno, precursor da vitamina A. Os carotenos são nutrientes que favorecem a saúde da pele e das membranas dos tecidos. Quanto maior a sua incidência no organismo, maior a prevenção da caspa e da queda de cabelo.

  6. Espinafre A multiplicidade de nutrientes do espinafre é muito importante para a saúde capilar, seja por causa das vitaminas A e C, do zinco, do magnésio ou do ferro, sendo este último relevante nomeadamente para o cabelo das senhoras.

  7. Aveia Riquíssima em vitamina B e zinco, é sobretudo importante pelo teor em silício, um componente fundamental da queratina, que é o principal elemento do esqueleto do nosso cabelo. Deixamos um conselho: inclua a aveia no seu pequeno almoço, no leite ou no iogurte, e estará a fazer um reforço nutricional com efeitos amplamente satisfatórios na sua saúde capilar.

  8. Abacate Sendo rico em vitamina E, cuja suplementação está associada à boa saúde capilar, o abacate é um alimento importante para um cabelo saudável e resistente. Associado a esta vantagem, o abacate é também rico em ácidos gordos essenciais e, como tal, age como um estímulo ao crescimento celular, nomeadamente das células da unidade folicular, conferindo uma produção de cabelo mais eficaz e saudável.

  9. Nozes São ricas em vitamina E, vitaminas do complexo B, zinco e ácidos gordos essenciais, todos fundamentais para um crescimento capilar saudável. Associado ao seu poder anti-inflamatório e à protecção cardiovascular, as nozes são efetivamente um alimento a ter em conta na sua dieta habitual.


Outros alimentos, como as ostras, o feijão, peixe e carne, são fundamentais numa dieta equilibrada, mais ainda quando o cabelo se coloca como uma preocupação.

#must #itmustbegood #revistamust #cabelos #beleza #teletrabalho #nutrição #corpo #saude #alimentação #alimentos #GrupoClínicoSaúdeViável #cabelossaudaveis #saudedoscabelos #trabalharemcasa #dieta #covid19 #pandemia #quarentena #fiqueemcasa #ficaemcasa