top of page

Neste estúdio fazem tatuagens veganas e eco-conscientes!

Must Edição

Fundado em 2023 pela tatuadora Lelê, o Jardim Ecotattoo é o primeiro espaço em Portugal onde é possível realizar tatuagens veganas e eco-conscientes, com cada detalhe pensado para ter o menor impacto ambiental possível. 



Neste estúdio em Campo de Ourique, os plásticos descartáveis foram substituídos por alternativas feitas de plantas, as tintas não contêm ingredientes de origem animal e todos os restantes produtos são selecionados com o ambiente, a segurança e a qualidade em mente. Para a fundadora, Letícia Heger, mais conhecida como Lelê, “as tatuagens são para sempre, mas o desperdício gerado não tem de ser”.

Lelê formou-se em Design Gráfico e, desde 2014, trabalha em ilustração. Rapidamente, começou a receber pedidos de pessoas que queriam tatuar as suas criações. “Na altura, achava incrível (e ainda hoje acho) que alguém quisesse ter os meus desenhos marcados na pele para sempre,” partilha a fundadora do Jardim Ecotattoo. Foi dois anos depois, a viver em Madrid, que deu o passo seguinte: aprender a tatuar. “É muito mais difícil do que esperava e, de certa forma, deixava-me frustrada não conseguir pôr na pele o mesmo que desenhava em papel. Demorei dois anos até começar a gostar do que fazia, mas, hoje, sinto-me perfeitamente confortável e desfruto ainda mais do momento das sessões,” conta Lelê.



A sustentabilidade foi uma preocupação desde o início. Começou por utilizar materiais veganos (sem ingredientes de origem animal e não testados em animais) para tatuar, mas sentia-se incomodada com a quantidade de lixo gerado durante as sessões. Luvas, barreiras de proteção de superfícies e equipamentos, restos de tinta... Para a segurança da tatuadora e dos seus clientes, todos estes materiais, tipicamente feitos de plástico, têm de ser descartados. Mas Lelê estava determinada a conceber uma experiência de impacto ambiental reduzido e não parou enquanto não a alcançou. 

Nas suas palavras, “pouco a pouco, começaram a aparecer alternativas feitas de plantas e fui experimentando todas as que apareciam, já com a ideia de criar um estúdio com esta proposta sustentável. O último material que faltava eram as luvas e, quando finalmente chegaram ao mercado europeu, decidi que era o momento de dar este pequeno grande passo.”



Foi assim que, em 2023, nasceu o Jardim Ecotattoo, no número 162 da Rua Saraiva de Carvalho, em Lisboa. O estúdio, decorado com plantas, pinturas de botânica e mobiliário vintage, reflete todos os valores que Lelê defende, incluindo a ideia de que a realização de uma tatuagem deve ser um momento intimista, dando prioridade ao conforto. Para além disso, a tatuadora faz uma curadoria atenta de todas as tintas, líquidos, bálsamos e materiais de limpeza utilizados no processo. A grande maioria dos produtos é produzida em Espanha, a partir de ingredientes orgânicos. Os antigos plásticos foram substituídos por alternativas plant based, feitas de amido de milho ou trigo, inclusive o cartucho da própria agulha. “Estamos comprometidos a diminuir o impacto das nossas sessões sempre que possível, sem comprometer a qualidade ou segurança,” reforça Lelê.


Estilo minimalista e delicado

Quanto às tatuagens, destacam-se pelo seu estilo minimalista e delicado. Flores, folhas, ramos e objetos do quotidiano são temas comuns nas suas criações, desenhadas em linhas finas e traços leves de modo a garantir sofisticação e elegância. Para quem procura algo mais discreto, a tatuadora aconselha os seus desenhos de pequenas dimensões (menores do que uma moeda de um cêntimo), que tendem a conquistar o coração dos clientes mais reticentes. Porém, Lelê, que inicia o seu processo criativo sempre no papel, também gosta de seguir a imaginação de quem a visita: “adoro criar retratos a partir das fotos dos meus clientes e pôr em imagens as suas histórias, memórias e emoções”.


No Jardim Ecotattoo, é possível marcar a pele com um desenho único, sem que isso implique um impacto devastador para o Planeta. Ou como diz Lelê, “as tatuagens são para sempre, mas o desperdício gerado não tem de ser”.

Morada:

Jardim Ecotattoo:

Rua Saraiva de Carvalho, nº 162, Lisboa


Preços a partir de 105 euros. Atualmente com uma campanha especial, em que tatuagens com a temática do 25 de abril têm um preço reduzido, a partir de 95 euros. 

Para marcar uma sessão, preencher formulário neste link.


1 комментарий


Jack Willow
Jack Willow
há 5 dias

I read a above post in which given to explore a tattoo studio that are providing a lot of tattoos art design are making on body parts for given an abstract personality.


Framingham Russian School of Mathematics

Лайк
bottom of page