• CarlaRibeiro

Tejo a Copo vai “invadir” o convento!

Este evento organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo vai acontecer a 9 de Março, entre as 15h e as 21h, no Convento de São Francisco, em Santarém. Vão participar cerca de vinte produtores e dois restaurantes. A entrada é livre e o copo de prova custa 3€.



Os produtores presentes vêm dos vários cantos da região do Tejo, conseguindo-se assim uma oferta mais alargada, reflectida nos vinhos. Desde os brancos, mais frutados combinados com aromas florais, aos tintos, dotados de maior complexidade e com boa presença de fruta vermelha, passando pelos rosés, os frisantes e espumantes, mas também os licorosos e colheitas tardias. A variedade envolve, ainda, o clima moderado e, claro, os três tipos de solo: o Bairro, mais indicado para as castas tintas; o Campo, mais propício para as variedades de uvas brancas; e a Charneca, com os seus solos arenosos, mais abrangente no que toca à produção quer de brancos quer de tintos.


Às 16h30 vai haver uma prova de vinhos comentada pelo jornalista e crítico Fernando Melo. A inscrição é gratuita, mas obrigatória e feita no local, por ordem de chegada. A prova versa vinhos feitos com Fernão Pires, a casta mais expressiva do Tejo. Representa, actualmente, 30% do encepamento total, ou seja, 3750 num total de 12.500 hectares de vinha nesta região vitivinícola. A finalidade deste momento alto do Tejo a Copo é dar a conhecer o seu potencial, quer em monocastas, quer em blends, com destaque para o equilíbrio e elegância que lhe estão associados.


Onde fica:

Convento de São Francisco, Santarém

 Rua 31 de Janeiro, Santarém


#must #revistamust #itmustbegood #tejoacopo #santarem #vinho #gastronomia #cultura #provasdevinhos #conventodesaofrancisco #sabores #wine #winelovers @it.must.be.good