• CarlaRibeiro

Ténis que são feitos de pastilhas elásticas recicladas

Chamam-se Gumshoe e nasceram de uma parceria entre a marca holandesa Gumdrop e o designer Explicit Wear que, juntos, criaram uma sola de sapatos feita com os compostos recicláveis das pastilhas elásticas.

Em Amesterdão há gumshoes, sapatilhas com solas de pastilhas elásticas recolhidas nas ruas da cidade

A tecnologia tem o nome de Gum-Tec e é a base para o fabrico dos ténis Gumshoe. Para o fabrico, foram usadas pastilhas elásticas apanhadas nas ruas de Amsterdão. A relação com a cidade é tão forte que o mapa da capital holandesa também aparece impresso na sola dos ténis.


Sabe quanto tempo demora uma pastilha elástica a decompor-se? Cerca de cinco anos! 

Sabe quanto tempo demora uma pastilha elástica a decompor-se? Cerca de cinco anos! Se a câmara municipal da cidade fosse limpar as pastilhas elásticas que estão na rua, gastaria milhões de euros todos os anos. Agora, cada quilo apanhado poderá ser usado no fabrico de cerca de quatro pares de ténis.



Como a pastilha elástica é feita a partir de uma borracha sintética, foi possível criar um novo tipo de borracha ao acabar com as as propriedades da matéria-prima original. Assim nasceu a tecnologia usada nos sneakers Gumshoe, que estarão disponíveis a partir de Junho nas cores rosa e preto/vermelho. Embora estejam a ser vendidos por € 49,95 por tempo limitado, cada par poderá custar aproximadamente € 199,95 após o seu lançamento.


Embora seja uma das primeiras iniciativas a nascer para a reciclagem de pastilhas elásticas, os produtos criados pela Gumdrop (como a sola do ténis) possuem no mínimo 20% de materiais reciclados. Para o restante fabrico, poderão ser usadas novas matérias primas. A superfície do ténis, por exemplo, é feita de couro.


#must #revistamust #itmustbegood #pastilhaselasticas #ambiente #tenis #gumshoes #sapatos #calçado #moda #tenisreciclados #amsterdao #Gumdrop @it.must.be.good