• CarlaRibeiro

Teresa

É a biografia possível da condessa-rainha, assinada por Luís Carlos Amaral e Mário Jorge Barroca. Possível porque, como explicam os autores, existe um leque muito restrito de dados documentais sobre D. Teresa.

Teresa, de Luís Carlos Amaral e Mário Jorge Barroca, Temas e Debates; € 19,90

Renunciando a entrar no campo da especulação ou da imaginação sem fundamento, Amaral e Barroca investigaram as pouco mais de sete dezenas de documentos disponíveis para escreverem a história da vida desta rainha, a mulher que se manteve durante quase 33 anos — acompanhada e sozinha — à frente dos destinos do Condado Portucalense. A obra  revela-nos, assim, a condessa-rainha como uma personagem política fascinante, dotada de características singulares, que viveu e influenciou os momentos mais decisivos da formação do reino de Portugal.

«O conde D. Henrique, em 1108, parece infringir um pouco o tradicional formalismo diplomático e deixa transparecer o que pode ser interpretado como o lado mais humano da relação que ambos mantinham, referindo-se a D. Teresa como ‘a minha mulher formosíssima’ e ‘dulcíssima’ ou tratando-a como ‘a minha dileta esposa’. A coincidência de estes pergaminhos distarem menos de ano e meio do nascimento do infante D. Afonso Henriques, e de serem mais ou menos contemporâneos da primeira maternidade da condessa, poderá deixar entrever o sentimento que unia o casal.»

#must #itmustbegood #revistamust #Teresa #LuísCarlosAmaral #MárioJorgeBarroca #livro #read #reading #ler #leitura  #TemaseDebates #bertrand #História #HistóriadePortugal #portugal #vida #rainha