• CarlaRibeiro

TOP 10 dos Vinhos Portugueses

Já chegou a Portugal uma comitiva internacional composta por 50 especialistas em vinho que participará na mais antiga competição de vinhos em Portugal, iniciativa inserida no Essência do Vinho – Porto 2019.


Iniciativa da Revista de Vinhos traz a Portugal 50 especialistas de luxo para eleger melhores rótulos nacionais

Este júri avaliará os mais de 60 os rótulos pré-seleccionados pelo painel de Provas da Revista de Vinhos como finalistas do TOP 10 dos Vinhos Portugueses, iniciativa inserida no Essência do Vinho – Porto 2019, que arranca dia 21.


Esta é a competição mais antiga do país, organizada desde 2006, tendo sido pensada, desde o início, como uma plataforma de posicionamento dos vinhos portugueses, daí a preocupação de trazer a Portugal uma comitiva internacional, multidisciplinar e exemplar nas suas áreas de atuação, incluindo Masters of Wine, jornalistas, críticos de vinhos, Wine Educators e representantes do trade mundial.



“Esta pré-selecção tem por base os vinhos que mais se notabilizaram no último ano, provados pelo Painel de Provas da Revista de Vinhos. Todas as regiões vitivinícolas portuguesas estão representadas, com anos de colheita que vão desde 1985 até às mais recentes como a de 2017. Esta escolha eclética naturalmente reflecte-se em vinhos com perfis muito distintos. Todos têm em comum um nível qualitativo superior resultado da aplicação dos critérios editoriais que presidem à Revista de Vinhos e orientam o seu painel de provas: rigor, objetividade e transparência” revela Nuno Pires. “A seleção dos elementos do júri é exigente e tem por base todo o trabalho que fazemos em diferentes mercados internacionais e que nos permite identificar os profissionais mais influentes e com maior notoriedade em cada um deles”, nota, ainda, Nuno Pires.


Os especialistas responsáveis por esta prova vem de diferentes latitudes e tem nomes muito representativos da crítica mundial. O jornalista Jamie Goode (Sunday Express), do Reino Unido, Sarah Ahmed, também do Reino Unido, José Peñin, de Espanha, Loîc Pasquet, de França, Yuri Koster e Cees van Casteren MW, da Holanda, Mabel Lai, da China, Bruno Almeida, dos EUA, ou Cássia Campos, do Brasil, são apenas alguns exemplos de uma lista extensa e rica de especialistas globais. 


O co-director do Grupo Essência do Vinho Nuno Botelho evidencia o investimento que o Grupo tem feito na promoção do vinho português, “O Essência do Vinho Porto assume-se como em evento de posicionamento diferenciador junto de profissionais e consumidores, sendo simultaneamente uma plataforma de apoio à internacionalização de produtores e marcas. Contribui, assim, para reforçar a estratégia que este Grupo tem desenvolvido em prol da valorização vinho português e do seu preço médio”.


Os resultados serão anunciados num jantar exclusivo, no The Yeatman, em Vila Nova de Gaia.


A tarefa de escolher os dez melhores dá o mote para a 16ª Edição do Essência do Vinho – Porto. Entre os dias 21 e 24 de fevereiro, o setor do vinho e os milhares de apreciadores reúnem-se no Palácio da Bolsa, no Porto. O evento tem um impacto estimado na cidade de 2,6 milhões de euros, de acordo com um estudo do ISAG – European Business School.


A edição de 2019 tem a novidade da loja pop up que vai permitir aos visitantes adquirir os vinhos que mais gostaram de provar no evento e depois recebê-los em casa.


Durante os quatro dias, as actividades paralelas farão do Essência do Vinho um evento com um programa que não deve perder! Entre provas comentadas, conversas, harmonizações e Dicas Revista de Vinhos, serão muitas as opções de escolha.


Campanha de promoção do vinho nacional

O Essência do Vinho - Porto tem também em curso uma campanha de promoção do vinho nacional, através da parceria com mais de 40 restaurantes do Grande Porto, que permite prolongar a experiência do vinho à mesa. Na compra de uma garrafa de vinho nacional nestes restaurantes, os participantes recebem um desconto que pode chegar até aos 50% na compra de um bilhete diário no evento.


#must #revistamust #itmustbegood #Essênciadovinho #Porto #vinho #revistadevinhos #winelovers #lovewine #TOP10dosVinhosPortugueses #vinhosdeportugal #vinhoamesa @it.must.be.good