top of page
  • Must Edição

Transtorno afetivo sazonal: o que é e como combatê-lo!

O transtorno afetivo sazonal é um tipo de transtorno de humor que está relacionado com a sazonalidade das estações do ano. Os sintomas começam a manifestar-se, por norma, no início do outono e continuam nos meses de inverno, desaparecendo com a chegada da primavera e verão. É uma condição que afeta sobretudo os adultos e mais as mulheres.


Na maioria dos casos, os sintomas podem incluir sensação de apatia, tristeza ou depressão durante a maior parte do dia, quase todos os dias; perda de interesse por atividades de que gostava antes; energia reduzida; dormir demais; ter desejos por hidratos de carbono, comer demais e ganhar peso; dificuldade de concentração e sensação de desespero.

A causa específica do transtorno afetivo sazonal permanece desconhecida mas há fatores que podem contribuir para este problema, sendo um deles o relógio biológico (ritmo circadiano) já que a diminuição da luz solar, típica dos meses mais frios, pode perturbar o relógio interno do corpo e levar a sentimentos de depressão.

Outro dos motivos tem a ver com os níveis de serotonina, uma substância química cerebral (neurotransmissor) que afeta o humor. A luz solar reduzida pode causar uma queda na serotonina que, por sua vez, pode desencadear este transtorno. Há ainda a ter em conta os níveis de melatonina, que desempenha um papel nos padrões de sono e no humor, que podem ficar desequilibrados devido à mudança de estação. Os especialistas aconselham a levar a sério este transtorno que, por tratar, pode piorar e causar problemas em casa ou no trabalho, levar ao abuso de substâncias e a outros transtornos de saúde mental, como ansiedade ou transtornos alimentares. Aliás, Portugal é o segundo país da OCDE com maior utilização de antidepressivos, sendo que no caso dos ansiolíticos, é mesmo o primeiro. Uma análise aos dados do INFARMED de 2022 mostram que no último trimestre do ano (outubro, novembro e dezembro) foram dispensadas, em meio ambulatório, 3.003.821 embalagens de antidepressores, sendo este o trimestre com o valor mais elevado de dispensa deste tipo de medicamentos. O mesmo acontece com a classe dos ansiolíticos, sedativos e hipnóticos, onde é também maior o consumo nos três últimos meses do ano ano (2.701.765 embalagens). Como combater este transtorno? Uma das formas de tratamento recomendada é a exposição à luz solar, ou seja, passar tempo ao ar livre, o que pode aliviar os sintomas. Fazer refeições equilibradas e nutritivas, praticar yoga, meditação e outras técnicas de relaxamento também podem ajudar a reduzir alguns dos sintomas. E é a pensar neste tipo de transtorno que a New Life Portugal preparou retiros de curta duração, nomeadamente retiros de fim de semana ou retiros de três dias disponíveis de domingo a quarta-feira, cujo objetivo é proporcionar momentos de pausa e de reflexão, bem como de atividades ao ar livre e momentos de relaxamento.

De 30 de novembro a 3 de dezembro vai realizar-se o retiro Método Wim Hof: terapia fria e retiro respiratório, um método que combina terapia fria, técnicas respiratórias especializadas e força de vontade para fornecer benefícios como aumento de energia, melhoria do sono, redução dos níveis de stresse, maior foco e determinação e um sistema imunológico mais forte; de 15 a 17 de dezembro vai decorrer o retiro Navegando pelas transições da vida através da roda medicinal da vida, um retiro que oferece a oportunidade de explorar como pode usar uma versão da roda medicinal tradicional como um mapa para navegar pelas transições da vida; e finalmente, de 29 de dezembro a 1 de janeiro terá lugar o retiro Embarque 2024: Um retiro de Ano Novo para Reflexão e Expansão. Este é um retiro do tipo reflexivo que permitirá uma diferente abordagem às atividades de ano novo. Neste retiro poderá tirar tempo para si, refletir sobre os acontecimentos do ano anterior, retirar qualquer ensinamento anteriormente adquirido, cultivar e criar a nova etapa que se aproxima. Este retiro fornece a oportunidade de imergir na natureza e ao mesmo tempo começar um processo de auto-reflexão e introspecção.

Comments


bottom of page