top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Costuma tratar da sua visão?

Os olhos são uma parte essencial do corpo que, devido a um mundo cada vez mais digital, estão mais expostos a ecrãs de vários aparelhos como o computador, telemóveis ou tablets, seja em casa, no trabalho ou na escola.

Muitas doenças podem ser prevenidas, mas é bastante comum dar-se apenas atenção aos olhos quando se sente algum sintoma ou desconforto. Para além dos exames visuais regulares, que são um fator chave na prevenção e na deteção de distúrbios oculares, é necessário ter alguns cuidados diários. A cadeia de ópticas francesa ALAIN AFFLELOU sugere algumas dicas para adotar no dia-a-dia: Ter uma alimentação saudável É a partir de uma boa alimentação que se consegue obter diversos nutrientes – como a ómega3, o zinco e a vitamina c – que desempenham um papel importante para prevenir várias doenças oculares. Não fumar Não é segredo que o tabaco é prejudicial à saúde, mas nem muita gente sabe que também é prejudicial à visão causando irritação, vermelhidão e até secura. Utilizar óculos escuros durante todo o ano (com proteção uva/uvb) Os raios solares UVA e UVB agridem os olhos e tendem a causar problemas de visão provocando desde pequenas queimaduras na córnea, a camada transparente que fica na frente do olho, até danos no cristalino, a lente natural que nos ajuda a focar os objetos. Até nos dias mais nublados podemos ser afetados pelos raios UVA e UVB por essa razão, mais que um acessório de moda, os óculos de lentes escuras são um elemento imprescindível a utilizar durante todo o ano para uma boa saúde visual. Pausas de descanso no trabalho É essencial fazer pausas ao longo do dia, principalmente quando se trabalha muitas horas à frente do computador pois a atividade favorece a diminuição de lubrificação dos olhos. É recomendado que faça uma pausa de 15 minutos a cada duas horas, isto dará aos olhos a oportunidade de descansar e de se hidratar. Lubrificar os olhos Quando estamos no computador a trabalhar, acabamos por não piscar os olhos tantas vezes como deveríamos, tornando os olhos mais secos e cansados. Hoje em dia, é possível recorrer a lubrificantes para hidratar os olhos, mas atenção, sempre com a recomendação de um médico ou farmacêutico. Fazer uma pausa dos aparelhos eletrónicos Como foi referido acima, vivemos cada vez mais num mundo digital, e por essa mesma razão é quase inevitável não estarmos constantemente em frente a um ecrã. Mas dissemos quase! Sempre que não estiver a trabalhar no computador aproveite para descansar os olhos e fuja dos ecrãs evitando utilizar telemóveis e tablets. Faça um passeio ao ar livre, leia um livro ou aproveite até para aprender uma receita nova.

Diagnóstico precoce Por fim, o diagnóstico precoce é fundamental na prevenção de certas doenças que podem atingir proporções irreversíveis, como a perda visual total, por isso a Alain Afflelou recomenda a realização regular de consultas de optometria. Nas lojas da marca francesa é possível fazer a marcação de uma avaliação completa da capacidade visual, cálculo da graduação, observação da coordenação, alinhamento dos olhos e análise da saúde ocular. Para marcar uma consulta poderá entrar no seguinte link: https://www.afflelou.pt/optometrista


Commentaires


bottom of page