• begoodmust

O Último dos Colonos — Até ao Cair da Folha

Atualizado: Fev 22

João Afonso dos Santos dá continuidade à evocação da sua experiência pessoal além-fronteiras publicando este livro, um testemunho pessoal do mundo colonial em Moçambique.



Um registo profundamente documentado, narrando a história viva do dia a dia, o cineclube, a intervenção cultural, os amigos, o trabalho como advogado, e o convívio fraternal com Zeca, que naquele recanto africano viveria uma das fases mais marcantes da sua obra criadora. Este relato é suportado ora por documentação esclarecedora — que procura resolver algumas questões históricas sobre as quais existiam versões contraditórias —, ora por fotografias e documentos pessoais.


Agora em Moçambique, onde viverão também os seus pais, José Nepomuceno e Maria das Dores, e os seus irmãos, Zeca Afonso e Mariazinha, o autor entra pela sociedade colonial da segunda metade do século XX. Descreve-a, vê as suas contradições, vê um mundo de opressão onde a beleza espreita tantas vezes, vê as batalhas dos democratas portugueses, o nascimento da insurreição da Frelimo, a guerra, a denúncia dos massacres, as manobras sujas do poder colonial e da PIDE, e a independência. Paralelamente ao interesse histórico desta resistência à ditadura, existe um outro grande ponto-chave na obra: é aqui relatada a presença de dois anos de Zeca Afonso no país, para onde foi como professor. Quando é expulso do Ensino e volta para Portugal, leva consigo uma música renovada, com uma clara influência africana, o que faz deste um momento importante da sua formação musical.


#must #itmustbegood #revistamust #livro #moçambique #ler #leitura #book #gostardeler #livro #OÚltimodosColonosAtéaoCairdaFolha