top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Coma vegetais pelo seu coração!

Cenoura, agrião, espinafre, cebolinho, hortelã e coentros são alguns dos legumes que fazem parte do “Cabaz do Coração”, uma novidade exclusiva da Vitacress para assinalar o Mês do Coração. Maio foi o mês escolhido pela Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) para consciencializar os portugueses para as doenças cardiovasculares e fatores de risco associados.


De acordo com o Prof. Dr. Manuel Carrageta, Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, consumir muita variedade de vegetais e fruta baixa o risco de doenças cardiovasculares. Estes alimentos são ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes fundamentais à proteção da saúde”. Acrescenta ainda que “é fundamental ter presente a ideia de que a saúde do nosso coração começa, em grande parte, naquilo que comemos. Manter uma alimentação saudável é um dos aspetos mais importantes para prevenir doenças cardiovasculares.”

A pensar na saúde do coração, o cabaz inclui agrião, uma verdura rica em vitamina C, vitamina A e flavonoides, compostos com propriedades e antioxidantes anti-inflamatórias que combatem os radicais livres e fortalecem o sistema imunológico. Por conter fibras, o agrião ajuda também a diminuir a absorção de gordura dos alimentos no intestino, promovendo o equilíbrio dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue e prevenindo doenças, como aterosclerose, infarto, pressão alta e gordura no fígado.


Amigo do coração é também o espinafre. As vitaminas C, E e K, betacaroteno e o folato presentes na composição do espinafre são excelentes protetores cardiovasculares. Isso ocorre porque evitam a formação de colesterol oxidado, relacionada ao endurecimento e estreitamento das artérias coronarianas.

Além destes dois ingredientes com enormes benefícios para a saúde cardiovascular, o “Cabaz do Coração” é composto por variadas ervas aromáticas, um excelente substituto do consumo de sal culinário. É o caso dos coentros, cebolinho e hortelã, ervas já lavadas e prontas – e que irão aromatizar os pratos lá de casa. O cabaz está disponível para compra através do site de Vitacress.


Comentários


bottom of page