• CarlaRibeiro

Vindimas com almoço típico das Beiras

A Festa das Vindimas, na Quinta de Lemos, presta homenagem às gentes que apanham a uva e, este ano, conta com um apontamento de época: um almoço inspirado nas vindimas de “outrora”, típico das Beiras. É no dia  22 de Setembro, das 10h às 14h.

As vindimas de Quinta de Lemos são cada vez mais um ponto de romaria obrigatória

Na mesa, estarão o Rancho à moda de Viseu, enchidos da Beira, bacalhau frito, filhoses, pão de ló e broa, além das azeitonas e da tradicional fruta da época. Quem quiser participar na pisa, deverá inscrever-se para a festa das vindimas no link http://vindimasviseu.pt/


“Temos muito orgulho em manter esta tradição, que celebra anualmente a ligação entre o campo e o maravilhoso néctar que termina à nossa mesa”, considera Celso de Lemos, fundador da Quinta de Lemos, e orgulhoso viseense. A Festa das Vindimas é uma iniciativa do Município de Viseu, com várias quintas aderentes, à qual a Quinta de Lemos se associa.


Há ainda outro motivo de monta para rumar a Viseu entre os dias 20 e 23 de Setembro: é que esta edição da Festa das Vindimas tem como protagonista o Festival Gastronómico de Viseu, que este ano, tem Diogo Rocha, o chef do Mesa de Lemos, como curador. Embaixador de Viseu na área da gastronomia, Diogo Rocha assumiu a curadoria do “Viseu Estrela à Mesa”, e chamou para junto de si 10 chefs estrelados, para promover 10 ingredientes-estrela da região de Viseu. Chefs como o francês Pascal Aussignac ou Louis Anjos irão abrilhantar a oferta gastronómica da região, dando nova vida à vitela de Lafões, ao cabrito da Gralheira, à broa de Vildemoinhos, aos míscaros ou às feijocas.


A animar a Festa das Vindimas na Quinta de Lemos estará a Tuna Nova da ASSOPS, a Associação de Passos de Silgueiros, constituída integralmente por homens. Esta interpreta canções de três tipologias: a tradição, as cantigas populares e as de composição do próprio grupo. Além destas festividades, inaugura ainda nesta data a exposição “Complementos do traje feminino”, do Espólio do Museu Etnográfico de Passos de Silgueiros, acompanhado pelo texto “Belle Époque”, elaborado pelo responsável do Museu Etnográfico, o Sr. Inspector Pires. 


#must #itmustbegood #revistamust #vindimas #quintadelemos #dao #saboresdodao #beiras #uvas #grapes #wine #mustwine #gastronomia #festivalgastronomicodeviseu #portugal #turismo #winelovers #lovewine #vindimasviseu #mustexperience #mustgo @it.must.be.good