• CarlaRibeiro

Vindimas com música, porco no espeto e muito vinho!

Na Quinta São João Batista celebrou-se segunda Festa das Vindimas, ao som das músicas tradicionais e onde a apanha da uva foi realizada com muita festa e animação.

Em Setembro sente-se no ar os aromas da vindima na Quinta São João Batista

A Quinta de São João Batista tem uma atmosfera única e a casa senhorial de estilo colonial que ali se encontra e as palmeiras envolventes dá-nos a sensação que entramos em África. Os convidados foram recebidos com um copo de Vinho Verde Anégia Alvarinho e Anégia Loureiro, seguindo-se a partida rumo às vinhas, onde foi feita a vindima da Touriga Franca. 



Depois dos tractores cheios de uvas, rumou-se até ao lagar para serem despejadas e preparadas para os futuros vinhos. Em seguida,  chegou a hora de provar os novos vinhos e comprovar todo o trabalho que foi feito ao longo do ano. Depois das provas e apresentação dos novos vinhos Quinta de São João Batista e Cabeça de Toiro, seguiu-se um almoço tradicional, onde não faltou o porco assado no espeto e os novos vinhos que ajudaram a harmonizar todo o repasto. A música e os cantares tradicionais animaram todo o almoço.



A Quinta S. João Batista encontra-se nas proximidades da Reserva Natural do Paúl de Boquilobo, a primeira área protegida em Portugal a juntar-se à rede Mundial de Reservas da Biosfera.



As vinhas plantadas nesta quinta crescem sob o sistema de produção integrada, dando prioridade a métodos ecológicos e certificados que minimizam os efeitos nocivos e o uso de agroquímicos, protegendo assim o ambiente e a saúde humana. É possível observar-se todo o tipo de aves que aqui passam nas suas rotas de migração, sendo de destacar as famosas garças, e restante diversidade de fauna como lebres, borboletas, águias, emprestando uma beleza especial à paisagem.


Novos vinhos de edições limitadas


Inspirados na beleza da natureza foi apresentada a nova Imagem dos vinhos da Quinta São João Batista.

Produzidos em quantidades limitadas, estes vinhos contemporâneos, mas com ligação à terra, natureza e biodiversidade apresentam-se com uma personalidade ímpar, aos quais os convidados ficam rendidos:

Quinta São João Batista – Grande Reserva: Quinta São João Batista – Touriga Franca, Alicante Bouschet; Quinta São João Batista-  Touriga Nacional, Cabernet-Sauvignon e Quinta São João Batista  Chardonay, Fernão Pires.


As novidades não pararam por aqui, também foram apresentados e provadas, em primeira mão, as novas Edições Limitadas de Cabeça de Toiro. A estratégia da marca passa por lançar pequenos lotes em edições limitadas, que acrescentam valor e geram dinamismo a partir de experiências enológicas diferenciadoras.


A história secular da Quinta São João Batista está bem representada na casa senhorial de estilo colonial e inclui também o conjunto arquitectónico com excelentes caves para estágio de vinho e uma adega de vinificação tradicional.

Os vinhos apresentados foram:

Cabeça de Toiro Castelão – Reserva DOC Do Tejo,100% Castelão, colheita 2016; Cabeça de Toiro Sauvignon Blanc -DOC Do Tejo 100% Sauvignon Blanc, colheita 2017; Cabeça de Toiro Grande Reserva –Doc Do Tejo, colheita 2012, premiado com uma medalha Grande Ouro, 2 medalhas de ouro e 93 Pontos na prestigiada revista WineEnthusiast.


#must #itmustbegood #revistamust #cabeçadetoiro #quintasaojoaobatista #enoport #wines #vinhos #winelovers #lovewines #vinhosdotejo #tejowines #vinhosenoport #enoportwines #vindimas #grapes #mustwine @it.must.be.good