• CarlaRibeiro

Um vinho que sela o compromisso com o Douro

Uma das vinhas mais antigas da Quinta do Côtto, que representa um importante capítulo na história da família, deu origem a um vinho de uma só parcela em field blend – o Quinta do Côtto Vinha do Dote.

Quinta do Côtto Vinha do Dote 2015; 20€

Localizada na freguesia de Cidadelhe, junto a Mesão Frio, a Quinta do Côtto é um dos nomes que o ouvido aprendeu a lembrar. À sua história secular, que nos transporta até ao séc. XIV, época em que surgiram os primeiros registos da família Montez Champalimaud no Douro, juntam-se novos fascículos que preservam e homenageiam os valores de sempre, como é exemplo a vontade de fazer vinhos que expressem os múltiplos micro terroirs da região.

O Quinta do Côtto Vinha do Dote, um vinho com cor rubi intenso, nariz profundo e grande complexidade. Alguma especiaria, notas de grafite, fruta preta e frutos silvestres abrem o palato, que revela bom volume, taninos maduros e muita frescura a equilibrar o conjunto. Final longo e persistente. 


O novo vinho da casa Montez Champalimaud afirma ainda toda a sua personalidade no rótulo, desenhado pelo Atelier Rita Rivotti – Wine Branding & Design. A imagem de uma delicada rosa é sobreposta à inscrição recuperada dos tradicionais dotes de casamento, que recordam a memória viva da fundadora da empresa, Rosa Carolina Pinto Barreiros. 


#must #revistamust #itmustbegood #QuintadoCôtto #VinhadoDote2015 #vinho #wine #douro #lovewine #winelovers #montez #champalimaud @it.must.be.good