• CarlaRibeiro

Um vinho para guardar durante 25 anos

Nascido na centenária Vinha do Lordelo, o majestoso anfiteatro natural da Quinta da Gaivosa, o homónimo Quinta da Gaivosa Vinha de Lordelo apenas se revela em anos de qualidade excepcional, senda a colheita de 2016 o mais recente lançamento. A nova edição deste icónico monovinha já se encontra disponível. Custa 82,60 euros

Emoção, história e legado. É assim que Domingos Alves de Sousa, patriarca da família guardiã do terroir de excelência da Quinta da Gaivosa, descreve a centenária Vinha de Lordelo. Símbolo da resistência ideológica às tendências de replantação da região, esta vinha foi protegida durante mais de um século, guardando no seu interior uma impressionante coleção de mais de 30 castas autóctones.

A pureza da fruta, a estrutura sólida e a profunda elegância das uvas comprovaram o elevado potencial da colheita de 2016 para a produção de grandes vinhos do Douro e do Porto na família Alves de Sousa. Não houve, portanto, dúvidas na hora de decidir que este seria também ano de lançamento do Quinta da Gaivosa Vinha de Lordelo 2016, um excepcional exemplar de um ano clássico para a região.

A nova colheita do Quinta da Gaivosa Vinha de Lordelo promete longa vida em garrafa, prevendo-se uma excelente evolução durante os próximos 20 a 25 anos.  

Com 22 meses de estágio em barricas de carvalho francês (50% em barricas novas e 50% em barricas de 2º ano), apresenta uma cor rubi profunda, com um nariz a sugerir notas muito finas de violetas, grafite, chocolate negro, hortelã pimenta e ameixas pretas. Profundo e complexo, mas sempre com uma agradável frescura, na boca mostra a sua elegância, revelando frutos silvestres, alcaçuz e especiarias. Envolvente e denso, termina numa agradável harmonia e notável equilíbrio.

#must #revistamust #itmustbegood #vinhos #vinhadelordelo #quintadagaivosa #VinhadeLordelo2016 #wine #winelovers #douro #nectar #uvas #vinhoexcelente