• CarlaRibeiro

Já pode comprar mais 300 vinhos de Lisboa no Mercado da Ribeira

Agora, sempre que quiser comprar, provar ou oferecer um vinho da Região de Lisboa, basta ir ao Mercado da Ribeira!

O Mercado da Ribeira, em Lisboa, ali bem perto do Cais do Sodré, foi o local escolhido pelos Vinhos de Lisboa para abrir a sua primeira loja. Houve música, convívio e muita animação, e os turistas que por ali passaram ficaram surpreendidos com o ambiente de festa que se viveu nesse fim de tarde, pois para além de ser um ponto de venda e de promoção dos mais de 300 néctares da região (entre espumantes, brancos, colheitas tardias, rosés, tintos e licorosos), este espaço pretende atrair turistas nacionais e internacionais, que não dispensam uma visita a este mercado para provar e conhecer as delícias da gastronomia portuguesa.



Todas as relíquias da região aqui se encontram, como os reconhecidos vinhos de Carcavelos,  os vinhos de Colares e até os raríssimos vinhos Medievais de Ourém, cujas origens remontam à existência da Ordem de Cister .



“O espaço apresenta-se não só como um local onde os consumidores podem encontrar as melhores referências dos Vinhos de Lisboa, como para vivenciar novas e apaixonantes experiências vínicas” afirmou na ocasião  Bernardo Gouvêa, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR).

A CVR Lisboa é a entidade responsável pela gestão da loja e pretende lançar um conjunto de iniciativas que privilegiem o contacto dos consumidores com os produtores, com os vinhos e com a região.


No dia da inauguração deste novo espaço foram várias as personalidades ligadas ao mundo do vinho que marcaram presença  que culminou com um jantar de gala, na Câmara Municipal de Lisboa, para a entrega de prémios dos 48 melhores vinhos da região de Lisboa.



Vinhos de Lisboa valem 34 medalhas de ouro e 14 de prata 

Foram entregues na Câmara Municipal de Lisboa, as medalhas aos 48 melhores vinhos (entre brancos, tintos, espumantes e aguardentes) eleitos no ‘CONCURSO VINHOS DE LISBOA 2018’, organizado pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa) e pela Confraria de Enófilos da Estremadura – Vinhos de Lisboa.  


Esta gala contou com a presença de centenas de personalidades ligadas ao mundo do vinho, logo após a inauguração da primeira loja de Vinhos de Lisboa, no Mercado da Ribeira. 

Entre um total de 150 vinhos a concurso, 34 medalhas de ouro foram entregues a 15 vinhos brancos, 16 vinhos tintos, 1 espumante e 2 aguardentes com Denominação de Origem, o que significa que todos estes vinhos registaram entre 88 e 95 pontos. 


As 14 medalhas de prata foram atribuídas a 4 vinhos brancos e 10 tintos, o que se traduz numa classificação que oscilou entre os 83 e os 87 pontos. 

“A região de Lisboa está muito sólida na sua qualidade e diversidade, como se denota pelo nível muito elevado dos vinhos apresentados a concurso, o que revela fundamentalmente um grau muito elevado de exigência dos produtores e agentes económicos dos Vinhos de Lisboa” adianta Bernardo Gouvêa, presidente da CVR Lisboa. 


O presidente da Confraria de Enófilos da Estremadura - Vinhos de Lisboa, José Afonso salientou também “a qualidade muito elevada que, de ano para ano, se reforça na apresentação de vinhos, sobretudo de novos produtores que se apresentam a concurso”.

O júri do concurso, composto por 12 elementos ligados ao mundo do vinho, analisou mais de 150 amostras oriundas de produtores e engarrafadores da região e atribuíram as medalhas consoante as características dos vinhos e respectivas condições de cada categoria. 


Tome nota!

A Região Vitivinícola de Lisboa inclui as seguintes Denominações de Origem: Alenquer, Arruda, Bucelas, Carcavelos, Colares, Encostas d’Aire, Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras.

A região tem 103 produtores e no final de 2017 produziu um milhão de hectolitros de vinho por ano, o correspondente a 40 milhões de garrafas, dos quais 30 milhões que são exportadas, o que dá aproximadamente cinco milhões de caixas/ano, o que equivale a aproximadamente 100 milhões de euros para a economia portuguesa.


 #must #itmustbegood #revistamust #vinhosdelisboa #cvr #lisboa #alenquer #arruda #bucelas #carcavelos #colares #encostasdaire #lourinha #obidos #torresvedras #premios #camaramunicipaldelisboa #regiaovitivinicoladelisboa #winesoflisbomn #lisbonwines #lovewine #winelovers #mercadodaribeira #lojadosvinhosdelisboa #regiaodelisboa #adega #vinhos #mustwines @it.must.be.good