top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Vinhos com uma bela expressão de fruta e imensa frescura

Sob a égide da emblemática Quinta da Manoella, a Wine&Soul lançou no mercado duas importantes referências do seu portefólio: Manoella Branco e Manoella Rosé. O perfil da vindima de 2021 trouxe a estes vinhos uma bela expressão de fruta e imensa frescura.


Localizada na margem esquerda do rio Pinhão, a Quinta da Manoella é uma das mais históricas e singulares propriedades do Douro. Com cerca de 60 hectares, está nas mãos da família Borges desde há cinco gerações, tendo sido adquirida em 2009 pelo casal Jorge Borges e Sandra Tavares da Silva, fundadores da Wine&Soul.

Para além dos 20 hectares de vinha em acentuado declive (onde se incluem parcelas com mais de 120 anos, outras da década de 70 e outras ainda plantadas a partir de 2016), a quinta possui olival tradicional, pomares, apiário, casario, armazéns e ainda 30 hectares de mata mediterrânea, formando um pequeno universo duriense assente na sustentabilidade e biodiversidade.

É aqui que nasce o Manoella Rosé 2021, a partir de uma parcela de Touriga Nacional com mais de 40 anos, plantada a 400 metros de altitude em patamares de exposição sudoeste. Na vindima de 2021, as uvas para o rosé foram colhidas no dia 8 de setembro, em perfeitas condições de equilíbrio maturação/acidez. Após a prensagem, o mosto fermentou a baixas temperaturas ao longo de 4 semanas, estagiando 5 meses sobre as borras finas. Resultou assim num vinho de tonalidade muito clara, com aromas e sabores de framboesas, rosas, notas minerais. Um rosé clássico, fresco e aromático, de que se fizeram 12.500 garrafas. 12,50€

Já o Manoella Branco 2021 tem origem numa parcela plantada em altitude, numa das melhores zonas do Cima Corgo para produção de vinhos brancos. Trabalhada pela Wine&Soul, esta vinha com 55 anos, virada a norte, está plantada em solos de granito com as castas Gouveio, Viosinho, Rabigato e Códega do Larinho. As uvas, colhidas no dia 3 de setembro foram desengaçadas e prensadas e o mosto fermentou a baixas temperaturas durante 6 semanas, com mais 8 meses de estágio sobre as borras. Nasceu assim um branco de grande pureza e expressão de fruta citrina, equilibrado, crocante e fino. Foram produzidas 25.800 garrafas. 12,50€

bottom of page