top of page
  • Must Edição

Vinhos para brindar ao verão!

Acabaram de chegar ao mercado novas referências de vinhos e espumantes, ideais para beber durante este verão, seja em férias ou em convívios com os amigos.





Um rosé da Provença irreverente




O rosé Vintage 22 Rock Angel, de Château D´Esclans, é um vinho gastronómico

da Provença que promete satisfazer os palatos mais exigentes. De perfil gastronómico, oriundo do coração da Provence, conjuga a mineralidade de um Sancerre e a frescura típica de um rosé desta região de França. Feito a partir das castas Grenache, Cinsault e Rolle (Vermentino), o vinho rosé Rock Angel estagia parcialmente em barricas de carvalho. No palato, é marcado por uma frescura persistente, que dá ao vinho um volume muito agradável. No final de boca, apresenta notas cítricas, com boa persistência. Preço: 35,95€



A tradição das ânforas de barro



A Herdade da Rocha apresenta as colheitas de 2023 do ‘Amphora Tinto’ e do ‘Amphora Branco’, vinificados pelo processo tradicional, em ânforas de barro e sem controlo de temperatura, respeitando as antigas práticas que valorizam a essência do terroir. As novas referências já estão no mercado, com um PVP de 15 euros.

Proveniente de cepas com idade média de 12 anos, em solo granítico e a uma altitude entre os 260 e os 300 metros, o ‘Amphora Tinto’ e o ‘Amphora Branco’ fermentaram com as películas durante três meses, resultando na produção de 1.300 garrafas de cada referência.



Um espumante para brindar ao verão



O produtor Anselmo Mendes acaba de confirmar a nova colheita do tão aguardado Alvarelhão Private Espumante Rosé. Com cor rosa leve e aromas delicados e elegantes de fruta vermelha, promete ser uma celebração do verão e está destinado a encantar os paladares mais exigentes com a sua sensação vibrante de frescura.

“O novo Alvarelhão Private Espumante Rosé 2023 prima pela sua complexidade. Tem uma cor rosa leve e apresenta uma bolha fina e persistente. Explora, ao mesmo tempo, aromas delicados e elegantes de fruta vermelha. É um vinho versátil, que harmoniza perfeitamente com uma variedade de pratos leves, incluindo saladas de verão, sushi e marisco, complementando-os com a sua frescura e caráter vibrante”, explica Anselmo Mendes.

Preço: 18.90€



Os vinhos da serra e o elogio da história



Do sopé da Serra da Estrela, no Dão, surgem novas referências e colheitas com o selo de qualidade da Casa da Passarella que, ano após ano, continua a revisitar métodos clássicos e a resgatar castas de mérito reconhecido – uvas de carácter histórico na região, com uma expressão significativa nas vinhas centenárias da propriedade, outrora esquecidas e que, agora, se adaptam a novas preferências, capazes de fazer vinhos distintivos. Sob a orientação do enólogo Paulo Nunes, as novidades da icónica casa contemplam aguardados regressos e também estreias absolutas. 




A par das estreias, a Casa da Passarella apresenta também as suas colheitas mais recentes. Entre elas, o Villa Oliveira Encruzado 2021, uma homenagem à primeira marca a ser criada pela Casa da Passarella, há 130 anos. O monocasta Encruzado, uva pela qual o enólogo Paulo Nunes tem especial apreço e afinidade, resulta de uma edição rigorosamente limitada que procurou revisitar a forma tradicional de vinificar brancos (o início da fermentação decorreu em contacto pelicular em curtimenta, em cuba de cimento com leveduras indígenas). Com um estágio de 12 meses em barricas de carvalho de 600 litros, ei-lo: um vinho pontuado por notas olfativas de frutos brancos, mostrando-se, em prova, encorpado, fresco e elegante, dono de um longo final de boca.




Um vinho rico e complexo




A enologia paciente, de detalhe, reflete-se no cuidado com as cinco castas que compõem o blend do Herdade Aldeia de Cima Reserva Branco 2022 – no decorrer da vindima, as uvas de Antão Vaz, Alvarinho, Arinto, Perrum e Roupeiro foram fermentadas separadamente, passando depois por um minucioso processo de estágio, com o objetivo de exprimir a riqueza de cada casta, explorando a sua identidade.

Se, durante seis meses, o Antão Vaz estagiou em balseiro de madeira de 3000 litros de segunda utilização, o Alvarinho e o Arinto estagiaram nas cubas em cimento Nico Velo de 2600 litros; o Perrum e o Roupeiro passaram pelas barricas de carvalho francês 500 litros de segundo ano.

“O Herdade Aldeia de Cima Reserva Branco de 2022 é um vinho rico e complexo, com um extraordinário potencial de envelhecimento em garrafa. Influenciado pelo clima mais fresco e pela diversidade de solos esqueléticos, da Serra do Mendro, este vinho expõe um jogo de equilíbrios, marcado por notas perfumadas, estrutura linear e densidade e mineralidade omnipresentes”, refere Luísa Amorim.



#must #itmustbegood #vinhos #wine #winelovers #RockAngelVintage22 #HerdadedaRocha #AlvarelhãoPrivateEspumanteRosé2023 #CasadaPassarella #HerdadeAldeiadeCimaReservaBrancode2022

1 Comment


usmatthewgreen
Jun 06

You are providing "para-brindar" just have fun. I take to your service so you will send official website link.


Best Landscaping Design Services in Tucson

Like
bottom of page