• CarlaRibeiro

O que visitar desde o Algarve até à região de Tróia?

Do Algarve a Tróia, podem encontrar-se diversos locais de interesse, como as melhores praias, locais com contacto com a natureza e locais históricos. Estes sítios serão, sem dúvida, para conhecer nos mais de 200 km de costa entre o Algarve e a península de Tróia.

Do Algarve a Tróia: Portugal com 200 km de praias, natureza e história

Conheça a lista com os principais locais que deve visitar. Encontrará algumas praias muito conhecidas, monumentos e até parques naturais. Assim, está na hora de preparar o seu roteiro de viagem.


Praias que devem fazer parte do roteiro

1. Praia da Comporta É a escolha de muitos turistas, não apenas pelo areal, mas também pelos equipamentos disponíveis. A sua localização remete para a região do Carvalhal em Alcácer do Sal e é uma praia de bandeira azul devido à qualidade das águas e à limpeza das praias.


2. Praia do Almograve Uma das praias mais cobiçadas, encontra-se no concelho de Odemira e carateriza-se pelo seu sossego e pela possibilidade de passear a pé ou de bicicleta na região circundante. Sem dúvida, esta é uma das praias mais bonitas da costa.


3. Praia da Zambujeira do Mar Tem um aspecto desértico e, ao mesmo tempo, paradisíaco. A sua localização remete para o Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano e as suas paisagens vão muito além das naturais paisagens portuguesas.


Aproveite para visitar as cidades, vilas e aldeias que encontram entre o Algarve e Tróia, Portugal. Cada uma das regiões terá uma arquitectura própria, apesar de muito semelhanças entre si.

4. Praia de Tróia  Para chegar a Tróia, pode fazer o caminho de barco ou por terra, sendo que de barco terá uma experiência encantadora. Nesta viagem terá a possibilidade de ver os golfinhos da região. Ao chegar ao local, terá uma grande extensão de areal e algumas infraestruturas que irão facilitar a passagem, assim como uma vista incrível para a Serra da Arrábida.



Locais a serem visitados

1. Badoca Safari Park

Este parque temático conta com 90 hectares onde podem ser encontrados mais de 500 animais selvagens, de cerca de 50 espécies diferentes. No Badoca Safari Park os visitantes conseguirão ver a interação das espécies com o ecossistema envolvente.


2. Ilha do Pessegueiro Fica em Porto Covo, nas águas azuis do Atlântico, e é um local que tem o seu mistério. Esse mistério surge devido à presença de vestígios arqueológicos que o ajudam a viajar para outras épocas.



3. Estuário do Mira Tem fauna e flora com características únicas. O local inclui praias, falésias, arrozal, áreas florestais, entre outros. É um local completo onde irá aprender mais sobre a área em questão.


4. Rota Vicentina Estende-se por 450 quilómetros, entre Santiago do Cacém e Cabo de São Vicente, e permite um contacto directo com a natureza durante todo o percurso. Aliás, terá à escolha entre 28 percursos que se dividem em três categorias:

  • 12 caminhos históricos que se misturam com os trilhos percorridos pelos peregrinos antigamente. Neste irá visitar as vilas e aldeias que se destacam no local;

  • 9 trilhos dos pescadores que se baseiam nos caminhos usados para chegar às praias e aos pesqueiros. É importante reforçar que estes só podem ser percorridos a pé;

  • 7 percursos circulares que se iniciam e terminam no mesmo local, com duração de menos de meio dia.

5. Parque Natural da Arrábida Encontra-se próximo da região de Tróia e tem vistas de cortar a respiração. Nesta localidade pode contar com grutas de beleza incrível e diversas espécies raras que até chamarão a atenção dos mais novos.

Locais históricos  

1. Passadiço sobre as dunas em Tróia

Este é um local com mais de 2000 anos de existência e que tem sido o habitat de diversas espécies de fauna e flora. O local tem uma média de 1,7 quilómetros e garante paisagens de tirar o fôlego.



2. Ruínas Romanas de Tróia

As ruínas são conhecidas por ser a “Pompeia de Setúbal” e estão localizadas na margem esquerda do Rio Sado. Anteriormente este local servia para pesca e para o fabrico e exportação das reservas de peixe.


3. Vila Nova de Milfontes

Esta é a “Princesa do Alentejo” e tem alguns monumentos de interesse para quem gosta da história de Portugal. No local pode ver o Forte de São Clemente e o Monumento dos Aviadores.


Lembre-se que descobrir Portugal vai muito além dos monumentos turísticos e das praias, é essencial visitar as regiões, pois são estas que têm a verdadeira beleza do país

4. Farol do Cabo Sardão

Próximo da Zambujeira do Mar pode encontrar o Farol do Cabo Sardão que tem uma vista incrível para o mar. Se quer locais para boas fotografias, este é dos melhores.


5. Fortaleza de Beliche, Sagres

Serviu de defesa, durante séculos, contra piratas e corsários. A muralha, por outro lado, vem de reconstruções sucessivas e de alterações que começaram há muitos séculos atrás.


#must #itmustbegood #revistamust #algarve #troia #portugal #roteirodeviagem #natureza #historia #descobrirportugal #peloscaminhosdeportugal #praia #monumentos #cultura #natureza #cidades #vilas #aldeias #turismo #viagem #travel #loveportugal @it.must.be.good