top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Gostava de visitar o Pantanal?

Seja explorar florestas ou conhecer a vida de animais selvagens, o Brasil é o local indicado para expandir os horizontes ligados à natureza. Por ocasião da crescente preocupação dos meio ambiental, a Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, apresenta o Pantanal, um dos maiores reservatórios de biodiversidade do mundo e o principal santuário de vida selvagem do continente aos turistas portugueses.


O Pantanal é uma região natural que engloba a maior zona húmida tropical do mundo, assim como os maiores prados inundados. Está localizada principalmente no estado brasileiro de Mato Grosso do Sul, mas estende-se ao Mato Grosso e a porções da Bolívia e do Paraguai. Espalha-se por uma área estimada entre 140.000 e 195.000 quilómetros quadrados. Existem vários ecossistemas sub-regionais no Pantanal, cada um com características hidrológicas, geológicas e ecológicas distintas.

O Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal foi registado pela UNESCO como Património Natural Mundial e Reserva da Biosfera em 2000, compreendendo o Parque Nacional Mato-Grossense do Pantanal e as Reservas Particulares de Proteção Natural Acurizal, Penha e Dorochê. O bioma é o maior sistema contínuo de água doce inundada do mundo e um dos ecossistemas mais ricos em vida selvagem.

Uma das atividades mais populares no Pantanal é o spotting noturno, que pode ser feito de carro ou barco. Como muitos animais têm hábitos noturnos, este é um período ideal para encontrar jacarés, lobos e os famosos jaguares pintados, um dos símbolos do Brasil.

Os turistas portugueses podem ficar a conhecer não só um local único de biodiversidade mas também experienciar a maior concentração de vida selvagem do continente Americano. O final do Outono brasileiro, que se vive no mês de junho, é a altura ideal para visitar o Pantanal e garante emoções fortes, uma vez que a seca faz com que os animais se desloquem para a beira dos rios para beber água, tornando mais fácil ver jaguares, crocodilos e muito mais de perto. Outro ponto positivo de ir ao Pantanal nesta época do ano é o facto de ser mais fácil circular nas zonas, uma vez que as estradas de terra não estão tão inundadas como é habitual. O destino é obrigatório para aqueles que querem observar mais da vida selvagem, além de explorar as incríveis belezas que só o Pantanal tem.


Comments


bottom of page