top of page
  • Must Edição

5 dicas para voltar ao trabalho de forma equilibrada e saudável

Setembro é, oficialmente, a altura de regresso ao trabalho para muitos portugueses depois das férias mais longas do ano. Um regresso que representa novas oportunidades e desafios, bem como a necessidade reforçada de equilibrar as responsabilidades profissionais e pessoais, assegurando que a saúde mental se mantém como uma prioridade.


Nunca, como agora, se falou tanto de work-life balance e para os colaboradores é cada vez mais importante, principalmente depois de recarregarem as baterias nas férias, garantir que conseguem um regresso à rotina que lhes permita manter-se saudáveis a nível psicológico. Nesse sentido, há vários comportamentos que podem ser adotados por colaboradores, mas também pelas empresas, para garantir que este regresso à rotina é feito de forma tranquila. O Urban Sports Club deixa 5 dicas:

1. Adotar uma rotina saudável

A manutenção de uma rotina diária consistente pode ter um impacto significativo no bem-estar mental. A incorporação de hábitos saudáveis, tais como padrões de sono regulares, refeições equilibradas e hidratação adequada, estabelece as bases para um regresso à rotina bem-sucedido. Além disso, promove um sentido de normalidade, reduzindo o stress e a ansiedade associados ao regresso ao trabalho.

2. Dar prioridade à comunicação

Tanto os colaboradores como as empresas devem ter em mente a importância de uma comunicação eficaz. Garantir que os canais de comunicação estão abertos é fundamental para assegurar um bom ambiente de trabalho. Se uma empresa promover uma comunicação clara e transparente entre todos, onde há abertura entre as várias hierarquias, os colaboradores vão sentir que as suas opiniões são ouvidas e valorizadas, o que contribui para a sua felicidade no local de trabalho e, consequentemente, para uma maior motivação.

3. Manter a prática de hobbies

Durante as férias é habitual existir mais tempo para alimentar atividades que vão além do âmbito profissional. No entanto, com o regresso aos dias corridos de trabalho, esses hobbies são muitas vezes deixados para trás sempre que é necessário arranjar espaço na agenda – habitualmente para encaixar mais trabalho. E isto pode ser muito frustrante para os colaboradores, levando à desmotivação e saturação, incluindo em ambiente de trabalho. Manter o hábito de alimentar hobbies pessoais é uma prática muito importante para garantir uma vida equilibrada e que não deve ser descurada neste regresso à rotina.

4. Definir objetivos realistas

O regresso ao trabalho pode exigir um ajuste nos objetivos e expectativas traçadas no início do ano. A definição de objetivos realistas, que estejam de acordo com o cenário de trabalho atual, pode evitar o esgotamento e contribuir para o sentimento de realização profissional e pessoal. Além disso, pode ser importante celebrar a conquista de etapas e marcos importantes aumentando, assim, a motivação e autoestima.

5. Manter a prática de atividade física regular

Está comprovado que a atividade física desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde mental. A prática de desporto regular melhora, não só o bem-estar físico, como também liberta endorfinas contribuindo para o bem-estar psicológico. Quer se trate de uma corrida matinal, de uma sessão de ioga ou de um desporto de grupo com colegas do trabalho, manter-se ativo alivia o stress, aumenta a autoconfiança e ajuda a gerir melhor as tensões criadas pelo trabalho. As empresas podem, também, ser um grande motivador desta prática se proporcionarem aos seus colaboradores momentos e oportunidades para serem mais ativos desportivamente.

À medida que as pessoas se preparam para regressar ao trabalho pós-férias, a implementação destas dicas é fundamental para garantir uma rentrée equilibrada, tanto para colaboradores como para as empresas. Ao adotar as mesmas, os colaboradores vão estar mais motivados para alcançar os seus objetivos profissionais, salvaguardado sempre o seu bem-estar mental.

Comments


bottom of page