• CarlaRibeiro

Wasp Network – Rede de Espiões

Foi nomeado para o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza em 2019, e, após exibições em festivais internacionais como os de Toronto, Nova Iorque, São Paulo e Tóquio, o filme estreia em Portugal a 8 de abril.  Penélope Cruz e Edgar Ramírez no retrato verídico de Cuba dos anos 90.

Com Penélope Cruz, Edgar Ramírez e Gael García Bernal, ‘Wasp Network – Rede de Espiões’, realizado por Olivier Assayas, conta a história verídica de um grupo de espiões cubanos, baseado no relato do autor Fernando Morais em ‘Os Últimos Soldados da Guerra Fria’.

Gerardo Hernandez (Gael García Bernal) lidera um grupo de espiões cubanos exilados em Miami, ao qual se junta o piloto René González (Edgar Ramírez). Fingindo desertar e abandonar a esposa Olga (Penélope Cruz) e a filha, René torna-se um dos agentes pós-castristas que espiam grupos terroristas cubano-americanos com intenção de atacar a república socialista na década de 90. As complexidades da política moderna, espionagem e terrorismo não são temas novos para Olivier Assayas, nomeado para o Primetime Emmy de Melhor Realizador pela série ‘Carlos’, em 2011, e duas vezes nomeado para a Palma de Ouro em Cannes, com ‘Agente Infiltrada’ em 2002, e ‘Personal Shopper’ em 2016. Para a realização de ‘Wasp Network – Rede de Espiões’, Assayas partiu do livro de 2011 ‘Os Últimos Soldados da Guerra Fria’ para contar a história dos agentes secretos infiltrados por Cuba em organizações de extrema direita dos Estados Unidos’, escrito pelo jornalista e político brasileiro Fernando Morais, tendo-se apoiado também em entrevistas e transcrições divulgadas pelos serviços de segurança de Cuba. A parceria com o Estado foi ainda crucial para a rodagem do filme no país, como conta Assayas: ‘Permitiram-nos filmar em bases militares, dentro de aviões, hotéis onde aconteceram bombardeamentos, e até o exterior da Villa Marista, a sede dos Serviços Cubanos de Segurança, um local onde nem as equipas de filmagem cubanas são permitidas’.

‘Wasp Network – Rede de Espiões’ foi nomeado para o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza em 2019, e, após exibições em festivais internacionais como os de Toronto, Nova Iorque, São Paulo e Tóquio, o filme estreia em Portugal a 8 de abril. #must #itmustbegood #revistamust #WaspNetworkRededeEspiões #filme #cinema #estreia #penelopecruz #edgarramirez #cuba #anos90 #agentessecretos #serviçoscubanosdesegurança #historia #cubaanos90