top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Uma peça de design que alerta para a emergência climática

Atualizado: 6 de mai. de 2022

A Fábrica Bordallo Pinheiro lança mais uma peça da coleção WWB – WorldWide Bordallianos, desta vez assinada pela artista plástica britânica Melanie Smith. A peça, de edição limitada a 135 exemplares, disponível apenas por subscrição, pretende alertar para a emergência climática.



O projeto WorldWide Bordallianos reúne alguns dos principais nomes da arte contemporânea, desafiando-os a reinterpretar o legado de Raphael. Esta escultura, da artista plástica britânica Melanie Smith, representa um coral alvo das agressões ambientais, uma das muitas facetas da emergência climática que vivemos.



Segundo Melanie Smith: “Esta peça foi inspirada nas peças naturalistas da Bordallo Pinheiro, que reinterpretei, remoldando e transformando o sentido original em algo mais pessoal. Quando visitei a fábrica da Bordallo Pinheiro fiquei também impressionada com partes e fragmentos de materiais de ornamentação de outras peças complexas que eram guardados e outros rejeitados, e decidi utilizar alguns desses fragmentos, tais como pinças de lagosta, crustáceos e outras formas para fazer um aglomerado que se assemelhasse a um recife de coral sem vida. Queria que as cores parecessem desbotadas, a ponto de sugerir um desastre ecológico, quase fantasmagórico, mas pontilhei a base com tons mais quentes de vermelho e rosa.”


Esta nova peça (a sexta da coleção) exclusiva, numerada e limitada a 135 exemplares, já se

encontra disponível, por subscrição na Loja Online, e nas lojas físicas, pelo valor unitário de 1.700€.


bottom of page