top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

20 de Junho: Yellow Day, o dia mais feliz do ano

Mais horas de sol, a subida das temperaturas e as férias à porta … A chegada do verão contribui, sem dúvida, para o bom humor e esta é uma das principais razões pelas quais o dia 20 de junho, o dia antes do início da nova estação, é popularmente conhecido como o Yellow Day, o dia mais feliz do ano.



A felicidade está associada inevitavelmente ao sorriso e aos risos, e claro que para sorrir a boca e os dentes assumem o protagonismo. O riso pode alterar a produção de dopamina e de serotonina, ambas hormonas que melhoram de forma natural o nosso estado de espírito. O riso melhora ainda o sistema imunitário, aumenta a resistência à dor e faz bem à saúde porque acelera o ritmo cardíaco e aumenta o fluxo de oxigénio no cérebro. Sorrir não é apenas benéfico para quem o faz, mas também para todos os que o rodeiam, e isto inclui as pessoas que partilham o mesmo local de trabalho. De acordo com um estudo da Universidade de Pensilvânia, quando os colaboradores sorriem, passam a sensação de serem mais simpáticos e competentes.

Quando alguém se sente desconfortável com o seu sorriso, inevitavelmente, exerce um maior controlo sobre aquilo que é uma reação espontânea para evitar ter de mostrar os dentes, o que reduz a espontaneidade e aquilo que deve ser mais autêntico, a felicidade.

A médica dentista Dra. Teresa Sobral Costa explica que “o sorriso é considerado o nosso cartão de visita, tem uma grande influência na autoestima e é o reflexo do que nos vai na alma, permitindo-nos expressar as nossas emoções. Tem um grande impacto na nossa vida social, daí ser tão importante cuidar dele.”

E acrescenta “para um sorriso bonito e saudável o alinhamento dos dentes é importante, possibilita fazer uma higiene oral efetiva, o que contribui para a saúde das gengivas e para um bom hálito. Melhora o sistema mastigatório, o que ajuda inclusive a melhorar a digestão, pode prevenir igualmente algumas dores de cabeça e até melhorar a dicção e a respiração. É por isso que o posicionamento dos dentes não deve ser desvalorizado.”

É fulcral que profissionais qualificados estejam diretamente envolvidos em todo o processo, desde a avaliação e diagnóstico, ao início e acompanhamento contínuo do tratamento". Defende Juan Manuel Frade, Diretor Geral da Align Technology de Portugal e Espanha “de modo a alcançar o resultado desejado, ao mesmo tempo que a saúde do paciente é salvaguardada.” Acrescenta “acreditamos que a supervisão contínua, feita por um médico dentista certificado que conhece o paciente e pode avaliar a melhor opção de tratamento de acordo com as necessidades individuais de cada um, é fundamental”.


Assim, para melhorar e manter o sorriso e a saúde da boca é importante ter consciência que para obter o melhor tratamento, este deve ser adaptado às necessidades específicas individuais.


Kommentare


bottom of page