• CarlaRibeiro

90 anos de Vinhas Velhas com dois packs especiais

Quinta do Pôpa celebra 90 anos de Vinhas Velhas com dois packs especiais em exclusivo para membros do Pôpa Friends Wine Club.



Na duriense Quinta do Pôpa, o ano de 2022 está repleto de celebrações com datas “redondas”: são 90 anos das suas Vinhas Velhas, são 15 anos de produção de vinhos e vão ser, em breve, 10 anos desde a abertura do enoturismo. Comecemos pelos “mais velhos” e centremos as atenções nas nove décadas das Vinhas Velhas à do Pôpa, celebradas com o lançamento de dois packs especiais: o ‘Vertical de Pôpa VV’ e o ‘Vinhas Velhas In All’, que estão à venda, em exclusivo, para Pôpa Friends Wine Club – para ser membro basta aceder ao site da Quinta do Pôpa, seguindo as instruções, que são simples e dão direito a várias vantagens.

O ‘Vertical de Pôpa VV’ é um pack super exclusivo e numa edição muito limitada, composto por todas as colheitas existentes desde a criação desse vinho de parcela selecionada, desde a sua criação – precisamente há 15 anos, da vindima de 2007. Assim, por €275 vai poder ter acesso a oito garrafas, uma de cada ano – ‘Pôpa VV Vinhas Velhas tinto’ de 2007, 2008, 2009, 2011, 2013, 2014, 2015 e 2016, esta última a colheita que está atualmente no mercado – e ainda um voucher que inclui visita à Quinta do Pôpa, com destaque na parcela de Vinhas Velhas, e prova de vinhos para duas pessoas.

O ‘Vinhas Velhas In All’ é uma oferta mais abrangente e acessível, na medida em que é composto por vinhos com perfis distintos entre si, dois tintos, um tinto doce – o único do Douro – e um vinho do Porto Vintage, sendo das colheitas que estão agora no mercado. Em comum têm uvas da parcela de Vinhas Velhas com 90 anos. São quatro as referências e há para todos os gostos: ‘Pôpa Black Edition tinto 2018’ (no qual as Vinhas Velhas são combinadas com Touriga Nacional e Touriga Franca), ‘Pôpa VV Vinhas Velhas tinto 2016’ (só Vinhas Velhas, como é indicado pelo nome), ‘Pôpa Vinho Doce tinto 2019’ (onde as uvas de Vinhas Velhas, se conjugam com outra, mais jovem, mas igualmente de mistura de castas, sendo predominante a Tinta Barroca) e o ‘Quinta do Pôpa Porto Vintage 2017’ (apenas de Vinhas Velhas). O valor deste cluster é de €155 e inclui também a visita à Quinta do Pôpa, com destaque na parcela de Vinhas Velhas, e prova de vinhos para duas pessoas.

No total, a Quinta do Pôpa tem 4 hectares de Vinhas Velhas, sendo que 1,32 deles são de 1932. Num minucioso trabalho de estudo das castas, conta já com 21 variedades identificadas. Para além de poder ser visitada in loco, aquando da visita à Quinta, esta e outras vinhas de parcela – assim como a adega e a loja – podem ser percorridas virtualmente, no site.

Vinhas Velhas são, por definição, um field blend, neste caso com 21 castas identificadas. Esta era uma técnica usada noutros tempos como forma de sobrevivência, na medida em que se uma casta fosse afetada por doenças, pragas ou intempéries, outras havia com resistência e boa produção. Em finais de 2019, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), que tutela a produção da região, definiu regras para a designação Vinhas Velhas, sendo que têm que ter mais de 40 anos de idade. As Vinhas Velhas da Quinta do Pôpa têm mais do dobro dessa idade mínima, sendo quase centenárias, garantindo diversidade, autenticidade e muita sabedoria.


#must #itmustbegood #QuintadoPôpa #vinho #wine #vinhasvelhas #Douro #DouroLovers #LoveDouro #Porto #Portugal #taste #WineTasting