• begoodmust

É um amante de atividades náuticas?

A pensar em todos aqueles que vão para dentro de água para fugirem à rotina, eis 11 conselhos do Mundo Z da Zurich para navegar de forma protegida em embarcações à vela, a motor e motos de água.



O verão é, para muitos, a estação mais aguardada do ano, propícia a banhos de mar ou sol e a períodos de maior descanso. É também nesta altura que os amantes de atividades náuticas aproveitam os dias, mais longos e quentes, para se aventurarem nos rios e oceanos, desfrutando de experiências como o remo, canoagem, pesca desportiva, caiaque, mergulho, ski náutico, motos de água ou passeios em embarcações à vela e a motor.

Dicas para barcos à vela e a motor:


1. Certifique-se que tem a manutenção em dia: antes da partida, verifique se está tudo bem com a manutenção do barco e se as revisões estão todas em dia.

2. Caso seja uma embarcação a motor, dê atenção redobrada à manutenção: verifique o nível de óleo lubrificante e o fluido de radiador; ligue os motores e verifique se os engates da frente e ré estão a funcionar corretamente e sem ruídos estranhos; verifique se as baterias estão em bom estado, com os terminais limpos e se estão bem carregadas; sempre que parar ou ancorar, desligue o circuito dos motores, para que tenha sempre a bateria com carga.

3. Confira o material de segurança: qualquer embarcação deve ter a bordo equipamentos de segurança como luzes de navegação, boias e coletes salva-vidas, caixa de primeiros socorros, bússola, âncora, lanterna, apito e extintor de incêndio.

4. Planeie a viagem antecipadamente: tenha em conta a previsão do tempo, a velocidade do vento, o estado do mar ou do rio e informe a marina de onde vai partir sobre qual a rota e a hora de regresso.

5. Estar prevenido para um passeio longo: mesmo que um passeio longo não esteja nos planos, importa estar prevenido contra imprevistos, por isso, leve água potável e comida a mais.

6. Confirme a capacidade do barco para o número de pessoas a bordo: para que a embarcação não fique vulnerável, não exceda a capacidade de pessoas a bordo nem os limites de peso.

7. Vigie os pertences a bordo: é normal que no passeio se depare com ondulações, por isso, prenda ou amarre os seus pertences ao barco, evitando que andem à solta e possam até cair na água.

8. Navegue de forma a poupar combustível: algumas das medidas para poupar combustível passam por equilibrar a carga do navio, diminuir o uso do acelerador e manter o fundo do barco limpo.

Se andar de moto de água:

9. Diversão em segurança: mantenha a distância de grandes navios para evitar manobras de recurso, tenha atenção à velocidade e evite circular numa zona frequentada por banhistas.

10. Use colete salva-vidas: para além de obrigatório, é um equipamento indispensável para a segurança de quem vai na moto. Certifique-se que o colete é adequado ao peso de cada tripulante.

11. Prenda o cordão de segurança da moto de água ao colete salva-vidas: o cordão de segurança da moto de água serve para desligar o motor caso o condutor caia na água. Assim, é importante que esteja preso ao condutor e colocado de forma a que não seja puxado desnecessariamente, como por exemplo, pelo guiador.


Divirta-se, desperte o seu lado marinheiro e explore as várias atividades náuticas que os rios e oceanos nos proporcionam. Visite-nos no Mundo Z para mais dicas para este verão, seja de proteção ou saúde e bem-estar.


#must#itmustbegood #verao #agua #mar #desportosnauticos #rios #oceanos #ferias #Zurichseguros #navegar #segurança