top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Antigo Edifício do Diário de Notícias premiado pela sua reabilitação exímia

O 266 Liberdade, conhecido por Edifício do Diário de Notícias, situado em plena Avenida da Liberdade, no coração de Lisboa, foi distinguido pelo Júri do prémio Nuno Teotónio Pereira na vertente Reabilitação Urbana.


O edifício residencial promovido pela Avenue, e agora designado 266 Liberdade, é considerado um dos mais emblemáticos da cidade e conta ainda com uma unidade comercial no Piso 0. Foi Prémio Valmor em 1940 e volta a ser premiado, em 2023, pela sua reabilitação exímia.

Focado em promover uma experiência de vida ímpar, o 266 Liberdade realça o traçado arquitetónico do edifício do Diário de Notícias, restaurando as fachadas e os elementos característicos do projeto original e renovando os interiores, com vista a conjugar conforto e elegância, história e contemporaneidade. No interior, foram restaurados os frescos de Almada Negreiros, a porta giratória na entrada principal, a caixa de elevador, os revestimentos em pedra mármore que cobrem algumas paredes das salas e áreas de circulação. Traços de história que perpetuam um legado e enobrecem ainda mais esta nova morada.


O Prémio Nuno Teotónio Pereira representa a distinção de prestígio mais antiga no setor da habitação, resultando da redenominação do anterior Prémio IHRU. Visa atribuir distinções de prestígio em duas vertentes: a de Reabilitação Urbana e a de Trabalhos de Produção Científica.

O 266 Liberdade foi distinguido na vertente de Reabilitação Urbana que tem como principais objetivos valorizar e promover a divulgação do trabalho desenvolvido por projetistas, construtores e promotores ao nível da reabilitação urbana e assegurar, através da divulgação das melhores intervenções, também na perspetiva técnico-económica, o interesse dos cidadãos em geral pela preservação e revitalização do património habitacional e das áreas urbanas.



O 266 Liberdade resulta de um ambicioso projeto de requalificação e reconversão promovido pela Avenue, para preservar um edifício de acentuado valor histórico e arquitetónico classificado como imóvel de interesse público, e criar um novo projeto de referência.

Aniceto Viegas, CEO da Avenue, salienta que “é um grande orgulho receber este prémio. Foi um desafio e uma enorme responsabilidade promover este projeto emblemático, com um grande respeito pelo trabalho do Arquiteto Porfírio Pardal Monteiro, e contribuir para a preservação do nosso património. Foi um projeto que contou com a ajuda preciosa de uma grande equipa que dedicou toda a sua energia a cada detalhe.


bottom of page