• begoodmust

O que tem um café orgânico que ver com uma meloa?

Numa contínua ode à economia circular, as borras dos cafés servidos nas quase 60 lojas d'A Padaria Portuguesa são reaproveitadas como fertilizante natural para dar origem a meloas biológicas que, após três meses de cultivo, brotam da terra para os novos copos de fruta d’A Padaria.


N’A Padaria Portuguesa, as borras de café não se limitam a fazer nascer os cogumelos ostra que compõem sandes e saladas. Todos os dias são separados cerca de 300 quilos de borras que são posteriormente doados à Quinta das Mélias. A produção de agricultura biológica certificada, em Alcochete, foi fundada pelo Sr. Joaquim Alves em 2010 e é o berço destas meloas.

Mas a história não acaba aqui: a cada semana, a Quinta das Mélias fornece entre 300 a 400 quilos de meloas que, já nas cozinhas d’A Padaria, são cortadas em pedaços e cuidadosamente colocadas em copos, sempre com a garantia máxima de frescura.

O produto que está disponível desde o início de agosto pisca o olho à sazonalidade e junta-se à lista cada vez maior de iniciativas que primam por colocar a economia circular em andamento – como a compota de laranja feita a partir de cascas reaproveitadas dos sumos já conhecidos dos clientes.


Copos de meloa biológica (200 gramas) –2,20€


 

Koji kombucha Bica de sabor a café e laranja

Além da economia circular e dos produtos de época, o projeto continua a apostar em parcerias nacionais: seja disso exemplo a nova Koji kombucha Bica de sabor a café e laranja, desenvolvida com grãos do café orgânico d’A Padaria Portuguesa e com cascas de laranja provenientes dos sumos vendidos em loja. É um sabor único e exclusivo que resulta de uma colaboração entre a Padaria e as kombuchas Koji.


Produzida à antiga e em Cascais, a bebida artesanal é feita à base de chá verde e preto fermentados – é naturalmente gaseificada e contém probióticos, enzimas e vitaminas. Se dúvidas houvesse, a kombucha, de um modo geral, ajuda a prevenir a retenção de líquidos, além de ter propriedades desintoxicantes e antioxidantes. Contribui ainda para um aumento de imunidade e para um estado de espírito mais otimista, tudo o que se pede neste e em todos os verões.

Koji kombucha Bica (café e laranja) – 2,80 €


#Must#ItMustBeGood #ApadariaPortuguesa #KojikombuchaBica #coposdemeloa #economiacircular #borrasdecafé