top of page
  • Foto do escritorCarlaRibeiro

Restaurante Balagan é uma autêntica casa de praia para os locais e turistas que visitam a Ericeira!

O Balagan ergue-se na Praia do Sul como uma casa de praia em perfeita harmonia de conforto, tradição, texturas e cor. Neste novo restaurante na Ericeira, os sabores do Mediterrâneo e Médio-Oriente fundem-se com uma decoração que cria um ambiente reconfortante e de influência artesanal que convida qualquer um a ficar.

Os tons terrosos a dar de caras com as arribas, os toldos às riscas a honrar a tradição, os azulejos a chamar pela portugalidade, tudo no Balagan tem um propósito, todos os detalhes dançam ao som da mesma melodia, aqui pensada ao pormenor pelo Bacana Studio. Neste novo restaurante na Ericeira, os sabores do Mediterrâneo e Médio-Oriente fundem-se com uma decoração que cria um ambiente reconfortante e de influência artesanal que convida qualquer um a ficar.

Perante um mar da Ericeira que tem tanto de revolto como de tranquilo, o ponto de partida para este espaço foi apenas um: o conforto. A ideia de o Balagan se erguer em plena Praia do Sul como uma casa de praia, criando zonas de conforto em cada recanto, partiu de Ingrid Aparicio, que dá a cara pelo Bacana Studio, responsável pelo projeto do restaurante. A designer de interiores espanhola juntou-se assim à austríaca Katharina Grafl, fundadora e chef do Balagan, para criar neste espaço um ambiente sofisticado e acolhedor onde a comida é a protagonista, mas onde também a decoração acaba por roubar as atenções.

O grande edifício branco no paredão da Praia do Sul merecia uma nova energia, que conseguisse unir no mesmo espaço a comunidade local e os visitantes efémeros da Ericeira. E o Balagan conseguiu ser espelho disso mesmo. No piso térreo, encontra-se o Deli Café, uma zona mais descontraída desenhada para ser como uma sala de estar, onde clientes entram e saem, ficam e voltam como se fosse a sua casa onde podem trabalhar, ler um livro, tomar o pequeno-almoço, almoçar ou lanchar.


“Decidimos usar alcatifa no chão para recriar aquela sensação de conforto, de poderes andar descalço e sentires que andas sobre um tapete como se fosse a tua casa”, explica Ingrid.


“Podes ir surfar ou dar uma caminhada e depois voltas para comer na tua cozinha nesta que é a nossa casa de praia.”

A paleta de tons neutros e terrosos que prevalecem em todo o espaço foi escolhida a pensar nos elementos que rodeiam o Balagan — nas arribas, nas cores do mar e das ondas e até nos toldos às riscas tradicionais das praias da vila que aqui são reproduzidos no rooftop como homenagem a essa memória visual.


O Balagan trouxe à Praia do Sul uma autêntica casa de praia para os locais e turistas. O espaço foi projetado pela espanhola Ingrid Aparicio, do Bacana Studio.

A escadaria envidraçada que leva ao piso de cima é atravessada pela luz natural dos janelões superiores e convida, desde logo, a uma passagem para uma zona onde a cor se torna predominante. Os candeeiros envolvem-se numa trama de crochet vistosa que espelha os tons dos cenários pincelados nos quadros que dão vida às paredes do Balagan. Já neste primeiro piso, materiais como a madeira, azulejo, corda, veludo e o rattan dos cadeirões criam um jogo de texturas harmonioso que confirma a tal sensação de casa que Ingrid pretendia. Ainda aqui, as longas mesas de madeira convidam a almoços e jantares daqueles que se prolongam horas fora, rodeados de amigos e família. No decorrer do espaço, saltam à vista os contrastes entre os feixes de luz e sombra vindos diretamente do rooftop, que tem vista privilegiada para as ondas da Ericeira. Aqui o exercício decorativo manteve as linhas mestras do interior, com as madeiras, a verga e as riscas coloridas a assumirem o protagonismo. Cozinha e design de interiores: uma história traçada no feminino Rapidez foi palavra de ordem neste projeto. O processo começou em julho de 2022 e a partir daí, Ingrid tinha nas mãos o desafio de, em poucos meses, tornar possível o sonho de Katharina de dar uma morada permanente ao Balagan.

A história entre a austríaca e a espanhola começa já na vila da Ericeira. Katharina foi uma das primeiras pessoas que Ingrid conheceu em Portugal, quando ambas trabalhavam no Selina Ericeira. Foi precisamente neste espaço que o Balagan deu os primeiros passos, quando surgiu num formato pop up. Em pouco tempo, Katharina conseguiu materializar o sonho com a ajuda do Bacana Studio.

“Sempre que temos algum projeto precisamos de estar conectados com a comunidade do espaço onde estamos a trabalhar. Acreditamos que só assim conseguimos criar laços com quem é da terra, é com eles que queremos trabalhar”, explica Ingrid. “Não gosto que o design de interiores seja superficial, deve ser algo único e não uma reprodução constante dos mesmos materiais, da mesma decoração…Nos meus projetos, gosto de ser o mais autêntica possível, porque preciso que os meus espaços criem empatia com as pessoas e com a comunidade onde estão inseridos.”

Para a sua incessante vontade em tornar os espaços em sítios únicos e exclusivos, Ingrid acaba sempre por encontrar uma resposta nos produtores e fornecedores locais, que trabalham os materiais como ninguém. É aqui que reside a magia do design de interiores do Bacana Studio, que dá espaço a quem coloca todo o amor que tem nas mãos e na matéria-prima que trabalha, como é o caso da D. Judite Castro, responsável por grande parte da carpintaria do Balagan, ou do Sr. António Carvalho, que teceu as cortinas e toldos do restaurante.

Balagan Ericeira | Deli & Restaurant Praia do Sul, 2655-304 Ericeira Deli: Todos os dias 09h00 às 18h00 Restaurante: Quarta a segunda 12h30 às 22h00 Reservas: hello@balaganfood.com https://pt.balaganfood.com/

bottom of page