top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

10 dicas para tornar a sua casa num espaço mais feliz

Sabia que viver numa casa feliz é sinónimo de melhoria da saúde mental e da qualidade do sono? A qualidade de vida associada à habitação é um dos fatores mais determinantes para o bem-estar e felicidade.



Da decoração às pequenas rotinas, o Mundo Z da Zurich partilha 10 dicas para que possa tornar a sua casa num espaço mais feliz.



1. Colocar plantas: é tão bom ter espaços verdes em casa. As plantas ajudam não só a aumentar o bem-estar, como também a captar carbono - um benefício para o planeta.

2. Dar personalidade aos espaços: através de novas peças de decoração, dê à sua casa outra identidade, que corresponda melhor à sua personalidade.

3. Utilizar novas fragrâncias: o olfato, além de ser o sentido mais apurado, tem a capacidade de despertar emoções positivas. Existem determinadas fragrâncias que potenciam o estado de felicidade como, por exemplo, a alfazema. Velas aromáticas ou incenso poderão também ser boas opções.

4. Fazer a cama de manhã: fazer a cama durante o período da manhã é uma forma de começar o dia com mais energia e felicidade, dado que promove uma sensação de organização e contribui para uma mente mais calma.

5. Limpar e organizar a casa: manter a casa limpa e organizada não só é mais saudável como oferece uma sensação de maior conforto.

6. Luz natural: abrir as persianas ou cortinados e deixar a luz entrar – se tiver poucas janelas, porque não colocar espelhos perto da janela, criando um ângulo perpendicular que fará com que a luz solar reflita mais intensamente em toda a divisão.

7. Manter as superfícies com poucos objetos: tentar manter todas as superfícies com poucos objetos dá um ar minimalista e evita a sensação de desarrumação e desorganização.

8. Praticar ioga em casa: é uma atividade muito ligada à saúde mental e, por consequência, ao conceito de felicidade no geral.

9. Beneficiar de atividades em conjunto: no caso de viver perto da família ou amigos, opte por realizar atividades em conjunto - jogos de tabuleiro ou puzzles são sempre uma boa ideia.

10. Criar uma parede de gratidão: tirar alguns minutos da rotina para pensar naquilo pelo qual está grato, é um fator-chave para a saúde mental. Basta escolher um local e começar a escrever os temas em relação aos quais está grato em post-its.


Estar feliz em casa é um passo determinante para estar e ser feliz na vida. A casa é o seu refúgio e, ao seguir estas dicas, será mais fácil alcançar a felicidade plena.

コメント


bottom of page