• begoodmust

O que as crianças aprendem com os brinquedos?

Brincar é uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento das crianças. A My Nametags, o principal fabricante de etiquetas adesivas da Europa, mostra como os brinquedos têm muito para ensinar aos mais pequenos, desde habilidades sociais ao pensamento crítico e desenvolvimento físico, ao longo dos vários estágios de crescimento.



O estudo The Power of Play realizado pela American Academy of Pediatrics em 2018, demonstra que “uma brincadeira adequada ao desenvolvimento com pais e pares é uma oportunidade singular para promover as competências sócio-emocionais, cognitivas, linguísticas e de auto-regulação que constroem a função executiva e um cérebro pró-social”.


Há muitos conceitos importantes que as crianças podem aprender durante as brincadeiras, o que salienta a importância de ter atenção aos benefícios educacionais que os brinquedos oferecem quando os comprar. Com o conhecimento certo, sem nunca esquecer os interesses pessoais dos filhos, é possível encontrar o brinquedo perfeito para auxiliar no seu crescimento e colher os frutos dos diversos benefícios associados:


Interação

A alegria mútua e a comunicação e sintonia partilhadas que os pais e as crianças podem experimentar durante as brincadeiras regulam a resposta do corpo ao stress1”. Uma das coisas mais importantes que as crianças aprendem com os seus brinquedos é como interagir com outras pessoas e com o mundo à sua volta. Quando estão a brincar, estão em constante interação, quer seja com o brinquedo ou com outras pessoas, o que proporciona às crianças oportunidades de testar práticas sociais importantes, como a partilha, comunicação e cooperação. Podem também ajudar as crianças a desenvolver a empatia - uma melhor compreensão das suas emoções e das emoções dos outros.


Causa/ Efeito e estratégia

Outro conceito importante que as crianças aprendem durante a utilização dos brinquedos é a causa e efeito. Enquanto brincam, as crianças começam a entender como as suas ações podem afetar o mundo à sua volta. Deste modo, começam a compreender o conceito de consequências e problemas e, consequentemente, chegam à sua resolução. Ao serem constantemente confrontadas com desafios e obstáculos ao brincar, as crianças precisam de pôr em prática as suas habilidades de pensamento crítico para chegarem a soluções. Este processo de tentativa e erro ajuda-os a aprender, a pensar de forma criativa e a resolver problemas de maneira eficaz. Algo que tem mais resultados a partir dos 7 anos de idade, que é quando as crianças começam a entender melhor sobre seguir regras - a compreensão da inserção numa sociedade, as interações sociais e o sentimento de comunidade. Por isso, os brinquedos de estratégia permitem-lhes pôr em prática o facto de não serem as únicas envolvidas nas ações.



Melhora a memória e as habilidades de resolução de problemas.

“As crianças precisam de desenvolver uma variedade de conjuntos de competências para otimizar o seu desenvolvimento e gerir o stress tóxico1”. Quebra-cabeças ou outros jogos que exijam que as crianças se lembrem do que viram ou fizeram ajudam a melhorar a memória. Brincar também pode ajudar as crianças a aprender a resolver problemas de forma eficaz, os blocos, por exemplo, são uma ótima maneira para as crianças aprenderem sobre relações espaciais, conceitos matemáticos como números e formas e princípios básicos de engenharia.


Imaginação e Criatividade

A imaginação e criatividade são bastante estimuladas com a utilização dos brinquedos - quando as crianças têm oportunidade de as usar enquanto brincam, muitas vezes acabam por apresentar ideias e soluções nas quais nunca pensaram antes. Isto pode levar a todo o tipo de desenvolvimento cognitivo, como gerar uma maior confiança, melhorar a resolução de problemas e encorajar a criatividade.


Uma cozinha de brincar, por exemplo, é uma ótima maneira de incentivar as crianças a usar a imaginação. Ao brincar ao faz de conta, como cozinhar refeições ou cuidar de bebés, as crianças conseguem explorar diferentes papéis da sociedade e imaginar o que significam situações da vida adulta. Bonecas e figuras de ação também podem inspirar as crianças a criar as suas próprias histórias e aventuras, porque promovem a dramatização e a imaginação através da simbologia - isto permite às crianças a compreensão de papéis sociais e de como eles toldam a sua cultura, como é o exemplo dos pais e dos professores.


Pensamento Crítico

O pensamento crítico é a capacidade de analisar informações e tomar decisões com base nessas informações. É uma habilidade essencial para o sucesso em todas as áreas da vida, desde a escola até à carreira - e brincar é uma das melhores maneiras de ajudar as crianças a desenvolvê-lo.


Sentido de Responsabilidade

O sentimento de pertença, desde que aliado ao valor da partilha, pode ser uma excelente capacidade. Os brinquedos têm aqui um importante papel, dado que são os primeiros bens que as crianças sentem como seus e aprender a cuidá-los, estimá-los e partilhá-los com os outros é crucial no que toca a interações sociais e empatia. Etiquetar os brinquedos pode ser importante para aumentar este sentimento e garantir que nada fica perdido.


Desenvolvimento Físico

Os brinquedos que requerem movimento ou atividade física também ajudam as crianças a desenvolverem-se fisicamente – ajudam a melhorar as capacidades motoras, a coordenação, o equilíbrio e a destreza.



É importante notar que nem todos os brinquedos são iguais - alguns brinquedos são mais adequados para certas fases de desenvolvimento do que outros. Apesar de ser importante as crianças terem brinquedos que estimulam as suas habilidades, é importante ter em consideração se os brinquedos são do interesse e preferência dos seus filhos.


#Must#itmustbegood #brincar #brinquedos #crianças #MyNametags #Estudo #OQueAprendemAsCriançasComOsBrinquedos #desenvolvimentodascrianças