top of page
  • Foto do escritorCarlaRibeiro

Vinhos CV – Curriculum Vitae: uma natureza do Douro singular

Na sua procura incessante por vinhas no Douro, Cristiano van Zeller acabou por descobrir uma que se destacava das demais, localizada no Vale do Rio Torto. Dessa vinha de uvas tintas, com mais de 90 anos e com cerca de três hectares, nasce o CV – Curriculum Vitae Tinto, um vinho singular do Douro.

Dez anos depois, aconteceu o mesmo com uma vinha em Murça, na zona norte da região do Douro, e desta feita com uvas brancas. As colheitas de 2019 do CV – Curriculum Vitae Douro Branco e Tinto chegam agora ao mercado, revelando as características únicas de um lugar e com muito tempo para evoluir em garrafa.

O CV – Curriculum Vitae Branco Douro 2019 é produzido com uvas oriundas de uma vinha com mais de 80 anos, a uma altitude média de 480 metros, o que torna o perfil deste vinho mais fresco. Depois de selecionadas à mão, as uvas são desengaçadas e ligeiramente esmagadas por uma prensa pneumática. Decantado durante 24 horas a uma temperatura de 10°C em cubas de aço inoxidável, o mosto é depois transferido para barricas de carvalho francês, cuidadosamente selecionadas, para fermentar durante mais 25 dias a temperaturas controladas entre os 10°C e os 14°C. O vinho evolui depois, por mais 8 meses, nas barricas com recurso a battonage e estagia em garrafa durante dois anos, antes de sair para o mercado. No blend deste vinho constam castas brancas autóctones do Douro, tais como o Rabigato e o Viosinho, às quais se juntam o Samarrinho, o Donzelinho Branco, o Códega, etc. Preço: 70€

O CV – Curriculum Vitae Tinto Douro 2019 é oriundo de uma vinha única no vale do rio Torto, com exposição solar a Norte. Selecionadas à mão, as uvas utilizadas na produção deste vinho são depois desengaçadas e colocadas nos lagares. Depois da pisa a pé durante 2 a 3 dias antes da fermentação, o vinho é trasfegado para barricas de carvalho francês 75% novas para ser submetido à fermentação malolática e ao envelhecimento durante 21 meses. Um mês antes do engarrafamento é feito o lote final.

O blend deste tinto emblemático do Douro, e tão elogiado pela crítica nacional e internacional, inclui mais de 25 castas distintas, entre elas o Rufete, a Tinta Amarela, o Donzelinho Tinto, a Tinta Francisca, o Sousão, a Touriga Franca, a Tinta Roriz, a Touriga Nacional, etc. A sua complexidade aromática é surpreendente, bem como a sua estrutura e longevidade. De tons violeta, vermelho escuro e púrpura, revela na boca notas de groselha preta, cerejas, ameixas e especiarias. De perfil equilibrado, requintado e com um travo prolongado na boca, recebeu 95 pontos pelo Rob

Preço: 85€


Comments


bottom of page