top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Celebre o Dia de Monção & Melgaço

No dia 7 de junho, a marca de alvarinho Dona Paterna convida à celebração do Dia de Monção & Melgaço no restaurante Miradouro do Castelo, em Castro Laboreiro. Ao almoço ou jantar, todos os clientes serão brindados com um copo de vinho alvarinho Dona Paterna.

O dia 7 de junho assinala a conquista dos produtores da sub-região de Monção e Melgaço. A 7 de junho de 2017 foi criado o Selo de Garantia Exclusivo para Monção e Melgaço, certificado pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. Desde então, todos os vinhos que tenham a denominação de Origem Vinho Verde, de uvas colhidas e vinificadas na sub-região de Monção e Melgaço, com menção a tal na rotulagem, e engarrafados por agentes da sub-região, podem usar este selo que certifica a autenticidade e genuinidade dos produtos provenientes de Monção e Melgaço, como forma de garantir que é esta sub-região que está na origem da casta alvarinho com características singulares.

«A sub-região de Monção e Melgaço tem condições naturais de microclima e solo que fazem desta um terroir único no mundo. Monção e Melgaço é a origem do alvarinho. Nós, produtores, temos de saber potenciar o que o território nos dá, e é muito. Conseguimos daqui fazer vinhos de excelência, reconhecidos por todo o mundo.», refere o produtor Carlos Codesso, considerando que «esta iniciativa pretende ser uma forma de brindar quem visita o território, mas também a população, com o que de melhor este tem, que é o alvarinho e a excelente gastronomia, aliada à natureza tão característica do Alto Minho, onde estamos inseridos.» O vinho Alvarinho Dona Paterna é um clássico Um néctar cheio de delicadeza, frescura e mineralidade, com fruta branca delicada, citrinos, tons salinos e flores. Ideal como aperitivo ou para acompanhar mariscos, pratos de peixe ou pratos de carnes de aves. Deve ser bebido entre 10-11ºC.

Com esta ação, a marca Dona Paterna volta, uma vez mais, a apostar em sinergias com os produtores locais. «Só faz sentido criando experiências que envolvem o território. Os vários agentes que aqui atuam. A sub-região só faz sentido assim e, para isso, temos de trabalhar em conjunto. O visitante, o cliente, não quer apenas uma experiência ou produto, mas sim uma variedade de vivências.», considera Carlos Codesso. Quem visitar o restaurante Miradouro do Castelo neste dia receberá ainda um outro miminho da marca Dona Paterna, como forma de agradecimento pela escolha da sub-região de Monção & Melgaço. O Restaurante Miradouro do Castelo é o mais antigo da vila de Castro Laboreiro na serra da Peneda, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. Os pratos mais procurados da carta são fumeiro castrejo (como entrada), bacalhau à D. António ou com broa, cabrito no forno, e de sobremesa bucho doce ou arroz-doce.


Morada: Vila de Castro Laboreiro, 4960-061, Melgaço.

bottom of page