top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Conheça o primeiro atleta com diabetes a propor-se às SuperHalfs... vai precisar da sua ajuda!

Atualizado: 11 de jan. de 2023

Fernando Santos é diabético e corre maratonas! Atleta federado na modalidade de atletismo tem diabetes tipo 1 e as crises de hipoglicemia chegaram a ditar o afastamento da prática desportiva. Mas não o travaram por muito tempo, pois voltou a correr, controla a doença, usa uma bomba de insulina e é atleta medalhado.

Fernando Santos interiorizou a ideia de que não tinha de desistir de uma grande paixão por causa de uma doença crónica e complexa de gerir.

Em representação da Diabetes Team Portugal, agora propõe-se a mais um grande desafio: participar nas Super Halfs. Um conjunto de cinco, sim... leu bem cinco meias maratonas para cumprir num ano e que vão acontecer em cinco países europeus.

O objetivo de Fernando Santos com esta ação é desmistificar o assunto e mostrar que com diabetes se consegue fazer desporto, manter a glicemia controlada e ser a primeira pessoa com diabetes a fazê-lo.

O que são são as Super Halfs São um conjunto de cinco provas, as melhores da Europa, no qual o atleta é portador de um passaporte digital que vai sendo validado conforme as provas que se vai fazendo. Por norma, a maior parte dos atletas faz as cinco provas em 36 meses que é o máximo de tempo possível; outros em dois anos, mas num ano são muito poucos e nenhum com diabetes. Fernando Santos será o primeiro atleta a fazer este resultado.

Quando e onde vão acontecer

  • 1ª Meia maratona de Lisboa dia 12 de março

  • 2ª Meia maratona de Praga dia 1 de abril

  • 3ª Meia maratona de Copenhaga dia 17 de Setembro

  • 4ª Meia maratona de Cardif dia 1 de outubro

  • 5ª Meia maratona de Valência dia 22 de outubro


Para que este projeto seja possível irá precisar de ajuda para suportar a maior parte dos custos de deslocação e inscrição.

Qualquer particular ou empresa que se sensibilize com a causa poderá ajudar/patrocinar entrando em contacto por telefone 918 124 254 ou via e-mail: nandoptica.master@gmail.com


bottom of page