top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Domingo é dia de fazer pão em casa!

No dia 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial do Pão. Se é um amante de pão, a siga a receita da Fermipan.




O fermento Fermipan não contém glúten e é o único que confere a estabilidade da cozedura do pão, sem qualquer tipo de imprevistos. Para além disso, um dos seus grandes benefícios é que se adequa a quem tem restrições alimentares (e também a quem não tem), garantindo sempre o resultado de um pão digno de padaria.

Conservado em saquetas, de modo a garantir a manutenção das propriedades da levedura, é um fermento seco instantâneo, indispensável para receitas variadas.



RECEITA DE PÃO CASEIRO DO PETIT CHEF


Ingredientes:


  • 1 kg de farinha sem fermento;

  • 1 saqueta de Fermipan;

  • 600ml de água;

  • Sal q.b.


Preparação:

1. Num alguidar grande misture a farinha com o sal e de seguida acrescente o fermento.

2. Aqueça a água sem ferver. Abra uma cavidade no centro da farinha e despeje a água. Com as pontas dos dedos, misture a farinha com a água até ficar e com grumos – não se preocupe, é mesmo assim. Se a farinha ainda estiver um pouco seca, adicione mais água morna - a massa ficará com um aspeto húmido, mas é mesmo assim.

3. Depois de misturada, cubra a massa com um pano limpo e por cima coloque outro pano mais forte que "abafe" bem o alguidar. Deixe a levedar por 1 hora.

4. Aqueça o forno a cerca de 180ºC.

5. Polvilhe um tabuleiro com farinha e, com as mãos enfarinhadas, passe em volta das paredes do alguidar para descolar a massa. Retire porções de massa e vá formando bolas (se quiser pode adicionar chourição, chouriço, fiambre ou que preferir), colocando-as no tabuleiro. Volte a tapar com o pano e deixe levedar por mais 30 minutos.

6. De seguida, o tabuleiro vai ao forno por cerca de 25 a 30 minutos - convém ir verificando.


bottom of page