top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Quem vai faltar à Feira Internacional de Artesanato de Lisboa?

A decorrer na FIL de 25 de junho a 3 de julho, a FIA Lisboa vai expor o artesanato de mais de 30 países, além de workshops, trabalhos ao vivo, gastronomia e vinhos. A edição de 2022 assinala a retoma em plena força daquela que é a maior feira de artesanato da Península Ibérica e a segunda maior da Europa.


Começa já no dia 25 de junho o maior evento multicultural da Península Ibérica.

Em exibição estará artesanato de mais de 30 países, distribuído por três pavilhões da FIL. No Pavilhão 1 estará representado artesanato nacional, a exposição do IEFP e uma mostra de alguns dos premiados do concurso da FIA Lisboa sobre a temática do artesanato tradicional e contemporâneo; o Pavilhão 2 contará com artesãos internacionais das mais diversas latitudes; e o Pavilhão 3 traz à FIL os sabores tradicionais de diferentes regiões do país.


Entre as inúmeras curiosidades a descobrir, a FIA Lisboa mostra verdadeiras pérolas do artesanato. É o caso do maior vestido de cortiça do mundo, com uma extensão total de 17 metros, que vai levar ao Pavilhão 1 a enorme versatilidade deste material distintamente português.


Paralelamente, a FIA Lisboa contará com um extenso calendário de atividades, entre workshops, conferências e trabalhos ao vivo.

Em destaque está a conferência sobre eco design e sustentabilidade aplicados ao calçado, a decorrer no dia 27 de junho, às 15h30. Os interessados poderão conhecer a marca Marita Moreno, que desenvolve produtos sustentáveis em Portugal aliando o artesanato, a indústria e a tecnologia.


Para os amantes da tradição também não faltam opções. A célebre renda de frioleira será objeto de um workshop no dia 25 de junho, às 17h, com orientação de Cristina Reboleira. Já o dia 28 conta com workshops de bordados das Caldas (17h) e dos inconfundíveis lenços de namorados do Minho (20h).

O certame acolhe também um workshop sobre joalharia em cerâmica, ministrado por Carolina Andrade, no dia 1 de junho.

Estará ainda presente A.CERTIFICA, o único organismo em Portugal continental a certificar produções tradicionais artesanais. A agenda da A.CERTIFICA levará à FIA Lisboa trabalhos ao vivo com filigrana portuguesa (25 e 27 de junho) e renda de bilros (28 de junho 3 de julho), além de diversos momentos dedicados à promoção da certificação com nomes como o chef Hernâni Ermida e o apresentador Júlio Isidro.

O calendário completo de atividades da FIA Lisboa pode ser encontrado aqui.


Vinhos e gastronomia em destaque

E porque também de sabor se fazem as tradições, a FIA Lisboa regressa com um pavilhão de gastronomia a não perder. A feira volta a contar com a habitual área de tasquinhas regionais, com produtos típicos como a alheira de Mirandela, os queijos e presuntos da Serra da Estrela e os enchidos alentejanos, entre outros.

Também marcarão presença restaurantes regionais do Alentejo e do Norte de Portugal e a doçaria típica de diversas regiões do país, como os ovos moles de Aveiro, propondo uma viagem gastronómica sem par no contexto das feiras nacionais.


Este ano, pela primeira vez, a FIA Lisboa conta também com uma área de vinhos com 10 produtores nacionais de 9 regiões: Algarve, Alentejo, Bairrada, Beira Interior, Dão, Douro, Lisboa, Região dos Vinhos Verdes e Trás-os-Montes.

O pavilhão da gastronomia (Pavilhão 3) tem entrada gratuita das 12h30 às 14h30.


bottom of page