top of page
  • Must Edição

Faça férias desportivas em Viana do Castelo junto ao rio, ao mar e à serra!

Viana do Castelo é um concelho marcado pela beleza das praias, que se estendem ao longo de 24 quilómetros de costa, com deslumbrantes paisagens naturais, que resultam de uma perfeita combinação de mar, rio e serra, perfeito para passar umas férias desportivas junto à natureza! Se gosta de desportos náuticos ou de montanha, é, sem dúvida, um bom destino para as suas férias deste verão!



Cidade Europeia do Desporto em 2023, o turismo de natureza tem vindo a ganhar cada vez mais importância neste território, que tem sabido preservar e divulgar as suas inúmeras riquezas naturais que conta com um conjunto de ecovias, trilhos e paisagens naturais que justificam em pleno uma demorada visita, seja para a prática desportiva, para o lazer ou para meros momentos de descanso.



A melhor nortada do mundo

Sobre o projeto municipal Breathe Viana (respirar o mar, rio e a montanha de Viana do Castelo), o grande desafio para 2024 da autarquia é posicionar o concelho, quer a nível nacional quer internacional, como um destino de referência do turismo de natureza, aproveitando o património natural, mar, rio e montanha, nos 24 quilómetros de extensão do município. “Temos a melhor nortada do mundo para os desportos náuticos, queremos agora desafiar turistas e residentes à conquista da montanha e a deslizar no rio Lima”, referiu Ricardo Rego, vereador com o pelouro do desporto.

O projeto prevê a criação de uma aplicação que disponibiliza informação sobre “todos os operadores, locais e serviços de um destino de referência no turismo de natureza”.

“Queremos sedimentar o desporto de montanha, tal como já consolidamos os desportos náuticos”, frisou.



Viana do Castelo tem apostado fortemente no seu património natural como segredo para o sucesso, atraindo visitantes, turistas e desportistas dos quatro cantos do mundo. Além de sustentável, o turismo de natureza valoriza aquilo que de melhor o concelho tem: aproveita o verde da serra e da montanha, as ondas do mar, o potencial do rio e a força do vento.


A Cidade Desportiva prevê uma área de 13 hectares dotada de equipamentos desportivos multifuncionais e áreas envolventes destinados à prática desportiva profissional (formal), amadora (informal) ou de lazer. O projeto municipal prevê “o aproveitamento de equipamentos já instalados, bem como incorporará outras infraestruturas, valências desportivas e de serviços, que lhe confiram uma multifuncionalidade”.




A cidade perfeita para os desportos náuticos

O município tem investido na promoção do território vianense como um destino de excelência para os amantes do turismo de natureza. Esta promoção anda de mãos dadas com o turismo desportivo e, nesse contexto, sendo Viana do Castelo uma cidade náutica, o desporto ligado ao rio e ao mar assume-se como imagem de marca do concelho.

Para os amantes de desportos náuticos, Viana do Castelo é a cidade perfeita! Possui quatro centros náuticos que são verdadeiras "joias da coroa" da cidade: o Centro de Alto Rendimento de Surf, o Centro de Canoagem, o Centro de Remo e o Centro de Vela.

Estes equipamentos fazem parte do projeto âncora "Centro de Mar“, proporcionam ótimas condições para a prática desportiva e são uma aposta no desenvolvimento da náutica de recreio e dos desportos náuticos, tornando Viana do Castelo numa verdadeira "cidade da náutica do atlântico.


Desportos que pode praticar

No Mar Kitesurf

Surf

Vela

Windsurf


Na Montanha BTT

Cycling

Trail

Trekking


No Rio Canoagem

Remo

Stand Up Paddle




Coração em filigrana: símbolo da cidade

O Coração de Viana, que é atualmente utilizado como símbolo da cidade de Viana do Castelo, surgiu em Portugal com o culto ao Sagrado Coração de Jesus em finais do séc. XVIII. Tornou-se património emocional e icónico de Portugal e da arte da filigrana portuguesa e é hoje em dia reconhecido em todo o mundo.

Segundo alguns autores, a rainha D. Maria I terá sido das primeiras a impulsionar o uso deste símbolo, mas o seu uso torna-se mais popular no decorrer do séc. XIX pelas senhoras endinheiradas das famílias burguesas de Viana do Castelo.

No entanto, o seu nome pode-nos induzir em erro! O Coração de Viana foi e tem sido produzido fora de Viana do Castelo, principalmente na vila de Póvoa do Lanhoso e na cidade de Gondomar, onde se concentram muitas das oficinas de ourives.

A cidade de Viana empresta, assim, o seu nome à peça, que se tornou, com o passar dos anos, num elemento quase indispensável nas Romarias da Nª Srª da Agonia, em colares ao peito de quem nelas participa.



O que visitar

Museu-Navio Gil Eannes

Santuário de Santa Luzia

Museu do Traje

Praça da República

Praia do Cabedelo

Ao visitar Viana do Castelo, durante o mês de agosto, é essencial assistir à Romaria de Nossa Senhora d'Agonia. Estas espetaculares festas realizam-se durante quatro dias, a partir de 20 de agosto.

Praias do Cabedelo, da Amorosa, da Arda e de Afife, lugares privilegiados para a prática de surf, windsurf e kitesurf.


Bola de Berlim do Natário: obrigatório comer!

Saborosas, cremosas e polvilhadas com canela. Assim são as bolas de Berlim da Confeitaria Natário. O espaço conta já com 85 anos de existência e produz, diariamente, 1000 bolas de Berlim, que são consideradas das melhores a nível europeu. Poderá ter que enfrentar uma fila para as comprar, mas o sabor irá compensar o tempo de espera.

bottom of page