• begoodmust

Festas de Lamego estão a chegar!

Mais conhecida como a “A Romaria de Portugal”, as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios 2022, regressam em agosto a Lamego. O programa das festas está recheado de iniciativas religiosas, culturais e desportivas a pensar nos milhares de visitantes que vão estar na cidade, entre os dias 25 de agosto e 9 de setembro.


Uma das maiores romarias de Portugal volta este ano a ter uma programação completa e com muitas atividades. Tem como ponto alto da celebração a Majestosa Procissão de Triunfo, no dia 8 de setembro, na qual os andores ostentam imagens sagradas puxadas por juntas de bois, tal como manda a tradição. A procissão tem início na Igreja das Chagas e percorre algumas das principais ruas da cidade, terminando na Igreja de Santa Cruz.

Mas a “A Romaria de Portugal” tem outros momentos, igualmente marcantes: na noite de 6 de setembro realiza-se a Marcha Luminosa, com início junto à Câmara Municipal, e na tarde de 7 de setembro, a Batalha das Flores.

Também a iluminação das principais ruas e avenidas, as arruadas por rusgas populares que percorrem a cidade com temas populares e cantigas ao desafio e o sempre deslumbrante fogo de artifício que encerra as festividades, são momentos especiais a não perder.

Um atrativo cartaz musical que tem confirmado artistas nacionais bem conhecidos do grande público, como os Calema que atuam no dia da abertura oficial das festas da cidade, a 25 de agosto, na Av. Dr. Alfredo de Sousa. A 29 de agosto é a vez dos Quatro e Meia subirem ao mesmo palco. Carolina Deslandes atua a 3 de setembro e no dia seguinte é a vez de José Cid.

O programa está ainda recheado de eventos culturais organizados por entidades locais como o Zigurfest que conta com diversas espetáculos e o festival Folk, uma organização do Rancho Regional de Fafel.

A Concentração Motard à Romaria de Nossa Senhora dos Remédios, nos dias 26, 27 e 28 de agosto, o torneio Kinder Beach Voleibol e a Grande Feira Franca, também prometem bons momentos de convívio.

Visitar Lamego é conhecer uma cidade com uma história milenar e uma forte ligação religiosa que se mantém até aos dias de hoje, sendo a única sede de diocese portuguesa fora de uma capital de distrito. Orgulhosa da sua identidade, Lamego pertence ao distrito de Viseu e beneficia de uma localização central e privilegiada na margem sul do rio Douro. Destaca-se pelo seu vasto património arquitetónico, os monumentos religiosos, o edificado civil, as diversas quintas, a sua ligação ao vinho e, claro, a gastronomia. Lamego espera por si!


#Must#ItMustBeGood #festas #romarias #festasdelamego #lamego #musica #diversao #VisitarLamego #RomariadePortugal #FestasemHonradeNossaSenhoradosRemédios