top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Horizontes

Este livro de James Poskett é uma história da ciência como nunca a lemos – uma narrativa que nos fala de heróis esquecidos, cientistas, investigadores e sábios não ocidentais postos à margem –, que nos leva para lá do cânone ocidental e prova que as maiores descobertas vieram sempre do intercâmbio de ideias entre diferentes culturas de todo o mundo.



Poskett faz-nos revisitar a história da ciência, viajando além da Europa, com o intuito de nela inscrever os nomes de cientistas africanos, americanos, asiáticos e do Pacífico deixados para trás.

Jim Al-Khalili, autor de O Mundo Segundo a Física, diz sobre Horizontes: «Este livro é um tesouro que expõe de forma persuasiva o facto de a ciência moderna não se ter desenvolvido apenas na Europa. A narrativa histórica segundo a qual a revolução científica começou com Copérnico e Galileu, e continuou através de Newton, Darwin e Einstein, põe muita informação importante de lado. Reconhecemos que a ciência hoje é um empreendimento verdadeiramente global, mas este livro extremamente importante explica que sempre foi assim.»

No fundo, Horizontes faz uma inovadora releitura da história da ciência, salientando a importância dos contributos de cientistas de todo o mundo para os avanços e as descobertas científicas. Os sucessos de grandes e famosos cientistas norte-americanos e europeus são muitas vezes herdeiros e devedores de descobertas de cientistas de outras partes do mundo, que a história pôs de lado.


bottom of page