top of page
  • Must Edição

Este Natal... Escolha o livro certo para a pessoa certa!

Todos os anos surge o mesmo dilema: entre os vários “amigos secretos”, o primo que só vemos no Natal e aquele tio que é especialista em todos os assuntos, torna-se difícil escolher o presente adequado a cada um. Da ficção à não ficção, passando pela poesia e o infantojuvenil, na Porto Editora há sugestões para todos os gostos e idades.



O Grupo Porto Editora acredita que o livro é uma das prendas favoritas dos portugueses e tudo faz para que o continue a ser, de entre os mais de 300 títulos publicados em 2023 há uma lista onde encontrará o livro certo para a pessoa certa.


FICÇÃO

Nacional

Lei da Gravidade, de Gabriela Ruivo: livro de vencedor do prémio Leya, um jogo com o conceito de tempo e de ciclos de violência, desejo e abandono.

A Aldeia das Almas Desaparecidas, de Richard Zimler: saga histórica baseada em factos reais, que narra, em duas partes, os efeitos devastadores da Inquisição na aldeia de Castelo Rodrigo e povoações adjacentes.

Até ao Fim da Terra, de João Pedro Marques: uma viagem pela Europa do início do século XIX, devastada pela ambição imperialista de Napoleão Bonaparte.

A Célula de Sheffield, de José Gomes Mendes: mais do que futebol, terrorismo ou extremismo religioso, um policial intenso sobre o lugar do outro.


Internacional

Confiança, de Hernán Díaz: romance vencedor do Prémio Pulitzer para Ficção e do Prémio Kirkus, e cuja construção narrativa surpreende pelo engenho.

Rebentar, de Rafael Gallo: o novo livro do autor galardoado com o Prémio Literário José Saramago 2022 narra o drama de uma mãe cujo filho desapareceu há já 30 anos.

Pessoas Decentes, de Leonardo Padura: considerada a melhor aventura de Mario Conde, dois mistérios policiais com vista para uma Havana que se abre ao mundo.

Weyward, de Emilia Hart: o peso do patriarcado e da violência exercida sobre as mulheres ao longo da História. Uma narrativa de empoderamento feminino.

Guerra, de Louis-Ferdinand Céline: inédito durante quase noventa anos, a revelação desta experiência central na vida do autor é um acontecimento literário mundial.

O vento conhece o meu nome, de Isabel Allende: uma história comovente, da Infame Noite de Cristal ao drama da imigração para os EUA.

As Árvores , de Percival Everett: finalista do Prémio Booker e livro do ano para publicações como The New York Times e TIME, eis um policial repleto de ironia, apontando o dedo ao racismo endémico nos EUA.

Nos teus passos , de Jojo Moyes: uma comédia romântica que é uma ode às mulheres e às suas amizades.

O Samurai Africano, de Craig Steve: romance histórico baseado na história verídica de Yasuke, o primeiro samurai não nascido no Japão e o único de ascendência africana.

Roubar o infinito, de Alyson Noël: uma fantasia moderna irresistível e bem concebida, num cruzamento de Código da Vinci com Riverdale.


Thriller

Crimes de Fjalbacka, de Camilla Lackberg: a série que celebrizou a autora sueca ganhou um novo volume, O cuco

Não deslize para a direita, de L.M. Chilton: pode ser sério ou um assassino em série – um thriller moderno cuja ação decorre no estranho mundo dos encontros online.

A hóspede silenciosa , de Clémence Michallon: cansados do serial killer protagonista? Aqui são as vítimas quem conta a história.



NÃO FICÇÃO

1964: Olhos da Tempestade, de Paul McCartney: álbum-documento com 275 fotografias inéditas captadas na primeira digressão transatlântica dos Beatles.

Odeio pessoas, de Guilherme Duarte: 99 textos dedicados a igual número de estereótipos de pessoas que o autor odeia – e muitos leitores também.

O Preço do Dinheiro, de Rob Dix: o livro do respeitado perito financeiro britânico, que ensina como prosperar num mundo que é manipulado contra si.

Dez Argumentos para Apagar já as Contas nas Redes Sociais, de Jaron Lanier: especialista conhecido como «a consciência de Silicon Valley» prova a influência que esta nova forma de nos relacionarmos está a ter na transformação do mundo num lugar sombrio e demente.

Palestina: uma biografia, de Rashid Khalidi: o único livro desta lista que não foi publicado em 2023, mas que ganhou particular relevância nos últimos meses do ano. Esta é uma obra essencial para compreender o conflito israelo-palestiniano.

Simply Flow: Fátima Lopes partilha o percurso e o conhecimento que adquiriu ao longo de vários anos a procurar melhorar a sua saúde e bem-estar.

Almanaque Espiritual 2024: um guia completo, que acompanha os leitores mês a mês e com o contributo de especialistas em astrologia, numerologia ou plantas medicinais.



POESIA

Prima Contradição, de Júlio Pomar: um livro inédito de poesia do célebre artista plástico, revelando uma faceta sua pouco conhecida.

Poemas 1934-1961, de Pedro Homem de Mello: o primeiro de dois volumes reunindo pela primeira vez toda a obra poética do autor.

Poetas de Amor, da Revolta e da Náusea, de Mário Cesariny: no ano do centenário do autor, a publicação de uma antologia inédita de textos, desde o século XII até ao século XX, reimaginados pelo génio surrealista.



INFANTOJUVENIL

0-3 anos

As primeiras 100 palavras do Bing: um colorido livro com abas para ajudar na aquisição de vocabulário e desenvolver a coordenação oculomotora.

Canal Panda - Cucu, Panda!: livro de alto-contraste perfeito para o desenvolvimento do corpo e do cérebro dos bebés.


3-6 anos

O meu primeiro atlas com abas: um livro perfeito para crianças curiosas que querem descobrir tudo sobre o nosso planeta.

Tesouro de Atividades – O Principezinho: uma caixa especial com um livro para colorir com as frases mais inesquecíveis do clássico livro O Principezinho, muitos autocolantes, um puzzle de 36 peças e 4 marcadores.

O mundo é teu!: um livro para inspirar crianças e adultos a ultrapassarem as adversidades da vida e acreditarem nos seus sonhos.


6-10 anos

Coelho vs. Macaco – Livro 3 e 4: para os fãs de banda desenhada, de humor e muita confusão.

Filhos da Mãe: dois adultos, uma criança, um cão com três patas e um espírito todos unidos na arte da marosca e envolvidos num caso policial e com um plano para um golpe perfeito. São estes os ingredientes na mais recente história de Álvaro Magalhães.

Tu és brilhante!: Mikaela Óvën e Pedro Vieira partilham histórias inspiradoras para aumentar a autoestima, a coragem e a confiança. Para serem lidas a sós ou em conjunto.

O livro dos 1000 porquês: “Porque é que o céu é azul? Porque é que…?" Já não sabe o que responder aos pequenos curiosos a quem nunca lhes faltam perguntas? Este é o livro com todas as respostas e mais algumas.


10-14 anos

O Rapaz do Espaço: o novo livro de David Walliams. Uma história hilariante e carregada de ação, para leitores de todos os sistemas solares.

Crookhaven: Uma escola para ladrões: todas as crianças têm uma predisposição natural para a aventura, certo? Os alunos desta escola peculiar também.


Comments


bottom of page