top of page
  • Must Edição

Vai viajar para Madrid? Guia dos melhores museus da cidade

Atualizado: 21 de fev.

A cultura espanhola é uma das mais fascinantes do mundo. Da paella ao botellón, Espanha é conhecida pelas suas tradições e atividades dinâmicas que apaixonam mais de 100 milhões de turistas todos os anos. Mas os espanhóis não são apenas mestres a viver a sua cultura: eles também são peritos em mantê-la!


Vai viajar para Madrid? Guia dos melhores museus da cidade

Em nenhuma cidade espanhola esta noção é mais verdadeira do que em Madrid, um dos principais hubs europeus de museus de arte (e não só). Se gosta de cultura e de visitar museus enquanto viaja, este artigo é para si! Abaixo, fique com a lista dos melhores museus de Madrid, mas saiba onde pode deixar a sua bagagem em segurança!


 

Museu do Prado


Museu do Prado

No dia 19 de novembro de 1819, o rei espanhol Fernando VII inaugurou aquele que viria a tornar-se num dos museus mais importantes do mundo. 

O Museu do Prado é o museu mais conhecido de Madrid há mais de 200 anos, e continua a conservar todo o seu encanto. Trata-se de um dos maiores repositórios mundiais de arte espanhola, francesa, flamenga, alemã e italiana. A maioria das peças são esculturas ou pinturas, mas existem objetos para todos os gostos.

Principais artistas: Diego Velázquez, Francisco Goya, Hieronymus Bosch, Peter Paul Rubens, Pieter Bruegel, Rembrandt, Sandro Botticelli, ou Thomas Lawrence.


 

Museu Arqueológico Nacional



Ao contrário do seu objeto de estudo, a arqueologia é uma ciência relativamente nova no cômputo da história da humanidade. Em 1867, quando o Museu Arqueológico Nacional de Madrid foi mandado construir por decreto real da monarca Isabel II, a ideia de preservação etimológica ainda era uma espécie de inovação (e estava muito em voga).

Felizmente, a arqueologia continuou a ser valorizada em Madrid desde então, e turistas modernos ainda podem desfrutar das mil e uma maravilhas do Museu Arqueológico Nacional. Apesar do seu nome, o museu inclui não só peças pré-históricas como exemplos de arte mais moderna.

Principais peças arqueológicas: Pátera ibera de Perotito, Dama de Ibiza, Dama de Elche, ou Sacerdote de Cádiz.


 

Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia



Também conhecido como Centro de Arte Moderna Reina Sofia, o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia é financiado pelo Ministério da Cultura de Espanha, mas atua como uma organização autónoma. Talvez por esse motivo, é conhecido internacionalmente pela sua excelente curadoria e constante inovação.

Uma espécie de complemento moderno do Museu do Prado, o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia exibe arte criada no Século XX ou posteriormente e destaca-se por incluir coleções assinadas por aqueles que são possivelmente os três pintores espanhóis mais famosos de sempre: Pablo Picasso, Salvador Dalí e Juan Miró.

Outros artistas famosos com peças no museu: Eduardo Chillida, Pablo Gargallo, Juan Gris, José Clara, Benjamín Palencia, ou Eusebio Sempere.


 

Museu Thyssen-Bornemisza


Museu Arqueológico Nacional

Pode não parecer pelo nome, mas o Museu Thyssen-Bornemisza é mesmo um museu espanhol. A galeria de arte mais ambiciosa de Madrid, o Thyssen-Bornemisza tem a audácia de superar os seus competidores locais no que diz respeito a coleções impressionantes (basta consultar a lista dos principais artistas mais abaixo)!

O edifício do Museu Thyssen-Bornemisza pode ser relativamente discreto, mas tem espaço que chegue para três andares de galerias pejadas de arte. Cada andar tem um tema diferente: no primeiro andar estão essencialmente peças do Século XX; no segundo andar, uma notável coleção de pintura holandesa; no terceiro, obras do Século XVI assinadas por mestres alemães, italianos, e holandeses.

Principais artistas: Pablo Picasso, Caravaggio, Salvador Dalí, Rembrandt, Vincent Van Gogh, Francisco de Goya, Jackson Pollock, Marc Chagall, Piet Mondrian, Wassily Kandinsky,

Georges Braque, ou Alberto Durero.


 

CaixaFórum Madrid


Museu Arqueológico Nacional

Apesar do sugestivo nome, o CaixaFórum Madrid orgulha-se em pensar… Fora da caixa. Para começar, é um dos edifícios mais inventivos de Madrid do ponto de vista arquitectónico, com um exterior que faz lembrar uma construção de Minecraft (e que inclui uma parede coberta de vegetação) e uma delirante escadaria central no interior.

Tal como o Museu Thyssen-Bornemisza, o CaixaFórum Madrid é modelado como uma galeria de arte; contudo, as suas exibições são muito mais mutáveis e, geralmente, de caráter temporário. Apesar de já ter exposto obras de artistas tão conceituados quanto Auguste Rodin, o CaixaFórum Madrid tem como principal foco projetos dinâmicos e abertos à comunidade.

Se acha que os museus que costuma visitar são um pouco pretensiosos, então tem mesmo que conhecer o divertido CaixaFórum Madrid!


 

Museu Sorolla


Museu Sorolla

Joaquín Sorolla foi um pintor espanhol da era impressionista que ficou principalmente famoso pelas suas pinturas de paisagens e cenas épicas de guerra. O que destaca Sorolla de outros pintores impressionistas e neo-impressionistas da sua geração, é a sua habilidade ímpar para captar luz na tela (e em particular a luz do sol ardente da sua terra Natal, Valencia).

O Museu Sorolla tem a particularidade de ser dedicado a um único artista. Se gosta do trabalho de Joaquín Sorolla, então é obrigatório visitar; se ainda não conhece, também não pode perder a oportunidade!


 

Museo de América


Museo de América

O Museo de América é a nossa recomendação final. É um museu de arqueologia e etnografia principalmente dedicado a objetos recolhidos na América do Sul. Alguns destes objetos são tão antigos que representam sociedades indígenas que existiram 1000 anos antes de Cristo!

Principais peças arqueológicas: Estátua de Quimbaya, Código Tudela (Azteca), ou exemplos de arte Nazca.



 

Explore os museus de Madrid sem malas!

Arte e bagagem pesada não combinam… Se está de passagem por Madrid e quer visitar os seus museus favoritos sem andar com malas pesadas atrás, a melhor solução é mesmo utilizar um dos depósitos de bagagem da Bounce.

A Bounce disponibiliza vários depósitos em Madrid a partir de €5 por dia para que possa explorar a cidade com todo o conforto e conveniência.


 

Comments


bottom of page