top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Massa enriquecida com fibra aveia com melhor impacto na glicemia

Um estudo desenvolvido pelos alunos da Licenciatura em Ciências da Nutrição da NOVA Medical School (NMS), em conjunto com a Cerealis, concluiu que o esparguete enriquecido com fibra de aveia tem menor impacto na glicemia após a refeição, comparado com o consumo de uma massa sem fibra.



O objetivo da investigação foi identificar o impacto na glicemia (concentração de açúcar no sangue) de uma nova fórmula de esparguete, com maior teor de fibra, e os resultados foram muito positivos. A fibra permite um maior controlo dos níveis de açúcar no sangue, evitando os picos de glicemia.


A evidência científica mostra, de forma clara e inequívoca, nos últimos 50 anos, que o baixo consumo de fibra está associado a um maior risco de doença cardiovascular, diabetes tipo II, cancro, entre muitas outras doenças crónicas. Em Portugal, dados recentes, mostram que mais de 75% da população não atinge as recomendações diárias de consumo de fibra.

Este estudo, desenvolvido em parceria entre a NMS e a Cerealis, envolvendo estudantes saudáveis, de Nutrição e de Medicina, evidencia a importância da inovação alimentar, baseada na ciência, que possa contribuir para mais saúde. Concretiza-se assim a translação da ciência ao serviço da criação de valor, criação de novos produtos, com validação científica. Reforça-se, deste modo, a estratégia da NOVA Medical School em criar impacto na sociedade, neste caso com parcerias com o tecido empresarial nacional tornando-a mais capaz, mais competitivo, servindo assim para a sustentabilidade de todo o ecossistema da saúde.


No dia 25 de outubro assinala-se o Dia Mundial das Massas, um alimento natural que pertence ao grupo dos cereais, derivados e tubérculos, e um dos grupos com maior expressão na roda da alimentação mediterrânica. Com uma enorme versatilidade gastronómica, é um alimento adequado para todas as gerações e consumido em diversas culturas. Nas porções adequadas e quando inserida numa alimentação equilibrada, completa e variada, apresenta benefícios para a saúde e deve fazer parte do nosso dia alimentar.


bottom of page