top of page
  • Must Edição

Como decorar a mesa para as festas!

Seja no Natal ou Ano Novo, as mesas são o destaque desta época festiva. É nela que reunimos as pessoas de quem mais gostamos e onde provavelmente vamos passar mais tempo. Por isso, não devemos pensar apenas no que vamos servir, mas também na decoração e disposição da mesa porque, afinal os olhos também comem!

 


Rita Salgueiro, Arquiteta de Interiores, deixa algumas sugestões sobre como pode decorar e preparar a sua mesa, seguindo a devida etiqueta para a época.

 



Prepare a mesa para a quantidade de convidados que irá receber, de forma a que cada pessoa tenha espaço suficiente para se sentir confortável e para conseguir chegar onde precisa. Dependendo do tamanho da sua mesa e do número de pessoas que consegue sentar, pode ser necessário acrescentar o tamanho da mesa. Se esse for o caso, pode sempre colocar outra mesa ou mandar fazer um tampo extra, com as dimensões corretas, para ser colocado apenas para estas ocasiões. Para uma melhor otimização do espaço à mesa, use o aparador para colocar travessas, bebidas e sobremesas. 

 

Comece por escolher uma toalha de mesa bonita que possa brilhar, ou que faça brilhar o serviço de mesa, ou mesmo um mix & match divertido onde ambos se fundem. Os verdes, encarnados, dourados e prateados são as cores típicas desta época mas, na dúvida, o branco é sempre uma boa aposta, que combina com tudo, e o preto traz aquela sofisticação que a época pede!

 

De seguida, faça a decoração da mesa com os elementos decorativos alusivos à época. Pode colocar ao centro um arranjo de flores bonito, para lhe dar mais ênfase, e velas ao longo de todo o correr de mesa, alternando castiçais e t-lights, com altimetrias diferentes, para iluminar a mesa. Tenha só atenção à altura dos centros de mesa e decoração em geral, é suposto todos conseguirem conviver e por isso convém não ter elementos a atrapalhar a visão entre as várias pessoas presentes à mesa.

 

Feita a decoração central, é altura de colocar o serviço de jantar. Se tiver, use os marcadores do próprio serviço ou bases de prata que lhe acrescentam aquele brilho extra que a época pede. Pode optar pelo serviço tradicional ou, se não tiver a quantidade de pratos suficientes para o numero de convidados, misture os vários serviços que tem em casa, de forma intercalada, e crie uma mesa diferente que ninguém irá esquecer.

 

À direita dos pratos coloque os copos de água e vinho, e à esquerda o prato de pão. O champagne é fundamental para celebrar nestas noites de festa, a contar com ele, coloque a flute por trás dos restantes copos e tenha atenção que esta deve estar colocada na mesa desde o início do jantar. Na mesa portuguesa, o guardanapo é colocado à esquerda, no entanto, pode colocar por baixo da base de prato, ao centro do prato ou em cima do prato de pão, com uma argola de guardanapo bonita. Sabemos que é mais prático mas, nestas ocasiões é obrigatório usar guardanapos de pano, estes jantares são especiais e por isso os guardanapos de papel estão proibidos!

 

É chegada a hora de finalmente dar uso ao faqueiro que costuma ter guardado, coloque-o ordenado de forma a ser usado de fora para dentro, à medida que vão sendo servidos os pratos. Talheres de entrada, ou colher de sopa, ficam mais afastados do prato, os talheres de carne junto ao prato, em cima coloque os talheres para os tão esperados doces. 

 


 

Pode conhecer mais sobre o trabalho de Rita Salgueiro em www.ritasalgueiro.com


1 Comment


jone martin
jone martin
Dec 13, 2023

Wow, this table decoration is so beautiful. Holiday management and housewives must read this post and get amazing ideas. Click here https://roofingrablis.com/ Best Roofing Company in Elkton MD

Like
bottom of page