Notícias do mundo do vinho
- begoodmust
- há 7 minutos
- 3 min de leitura
O mundo do vinho continua a lançar novidades, novas tendências, prémios e movimentações nos mercados globais. Veja as últimas notícias!
Dão brilha nos Prémios Grandes Escolhas: Casa da Passarella 2014 é o Melhor Tinto de 2025

Os vinhos do Dão brilharam na 9.ª edição dos Prémios Grandes Escolhas, considerados os “Óscares do vinho”. O Casa da Passarella Vindima 2014, da sub-região da Serra da Estrela e assinado por Paulo Nunes, foi eleito o melhor tinto de 2025, com PVP recomendado de 285 euros.
Nos Troféus Grandes Escolhas, duas empresas do Dão receberam distinções: o Troféu Empresa do Ano foi para a Vinhos Borges, com destaque para a Quinta de São Simão da Aguieira e o vinho Borges Dão Touriga Nacional, recentemente premiado com “Grande Ouro” no concurso internacional Mundus Vini. Já o Troféu Viticultura foi para a Lusovini, de Nelas, com 25 hectares de vinha e presença no enoturismo através da marca Pedra Cancela e do restaurante Taberna da Adega.
Manuel Pinheiro, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, destacou que estes prémios reconhecem o potencial da região e a qualidade dos seus produtores e vinhos. A gala decorreu no Centro de Congressos do Estoril.
Rota da Bairrada celebra 20 anos com Troféu de Enoturismo

A Associação Rota da Bairrada celebrou duas décadas e recebeu o troféu de Enoturismo na gala dos Prémios Os Melhores do Ano da revista Grandes Escolhas. Pedro Soares, presidente da associação e da Comissão Vitivinícola da Bairrada, destacou o trabalho de várias equipas ao longo de 20 anos na promoção da Bairrada como destino de excelência.
Desde 2006, a Rota da Bairrada integra produtores, unidades de enoturismo, restaurantes, alojamentos e parceiros locais, criando uma rede sólida que serve de modelo para outras rotas vitivinícolas em Portugal. Com adesão dos oito municípios da região – Anadia, Mealhada, Oliveira do Bairro, Cantanhede, Vagos, Águeda, Aveiro e Coimbra – oferece experiências diversificadas, desde provas de vinho e atividades sensoriais até reservas em restaurantes e visitas a adegas.
Além da promoção local, a associação tem levado o nome da Bairrada a feiras e eventos nacionais e internacionais, reforçando a notoriedade da região e o seu turismo ligado ao vinho.
Bairrada em festa com provas, arraial e Baga New Voices

Os Baga Friends celebram novamente a casta rainha da Bairrada no Dia Internacional da Baga, que acontece no primeiro sábado de maio. Os oito produtores mentores – Giz by Luís Gomes, Filipa Pato, Luís Pato, Quinta da Vacariça, Quinta das Bágeiras, Quinta de Baixo – Niepoort, Vinhos Sidónio de Sousa e Vadio Wines – abrem as portas das suas adegas das 10h às 18h para provas de vinhos, petiscos e contacto direto com os produtores, sem necessidade de marcação prévia.
Nesta quarta edição, há novidades: um Arraial no Centro Cultural da Poutena a partir das 18h e a estreia dos Baga New Voices, com produtores emergentes a apresentar as suas interpretações da Baga. Os bilhetes estão disponíveis a partir de 55€ por pessoa, com parte da receita do Arraial a reverter para a instituição social local.
A Baga, conhecida pela sua complexidade, elegância e longevidade, representa cerca de 4% da área plantada em Portugal, com maior concentração na Bairrada. A casta continua a atrair novos produtores e a conquistar reconhecimento internacional, confirmando o seu enorme potencial.
O primeiro Porto branco envelhecido da Warre’s já está no mercado

A Symington Family Estates estreou-se na categoria dos Portos brancos envelhecidos com o Warre’s Otima 10 Anos Branco, reforçando a tradição e a inovação da marca. Fundada em 1670, a Warre’s apresenta este vinho envelhecido durante dez anos em pipas de carvalho, com tonalidade âmbar-dourada, aromas de tangerina, alperce, mel e amêndoas torradas, e notas subtis de frescura e canela no paladar.
Assinado pelo enólogo Charles Symington, o vinho combina 350 anos de herança com uma visão contemporânea, ideal para diferentes momentos de consumo. Mantém a icónica garrafa transparente de 50 cl da gama Otima, agora com design renovado que une tradição e modernidade.
Disponível nas principais garrafeiras por 25€, o Warre’s Otima 10 Anos Branco reforça o posicionamento premium da Warre’s e da Symington no mercado de Portos brancos envelhecidos.
Destilaria Dois Belos conquista o mundo

Em apenas quatro anos, a Destilaria Dois Belos transformou um antigo palheiro familiar em Vale do Peso (Crato) numa marca premiada de gins, licores e aguardentes. Com receitas tradicionais e produtos locais, conquistou medalhas internacionais, incluindo Ouro para o Licor de Ginja e reconhecimento para o Gin do Vale. Cada garrafa é uma celebração do Alto Alentejo, unindo autenticidade, qualidade e história.



Comentários