top of page
  • Foto do escritorCarlaRibeiro

Há música nos Palácios!

Neste outono, a música, elemento central na vida cultural da corte, volta a aquecer os serões dos Palácios Nacionais da Pena, de Sintra e de Queluz, evocando as suas antigas vivências. Entre 14 de outubro e 5 de novembro, artistas reconhecidos nacional e internacionalmente fazem destes Palácios o seu palco e oferecem ao público experiências únicas que aliam música e património.

Ao todo, são oito concertos, um deles dirigido especialmente às famílias, que percorrem três séculos – XVII, XVIII e XIX − que deram ao mundo compositores como Bach, Vivaldi, Gluck, Mozart, Beethoven, Dvořák ou Mahler. Génios que eternizaram as sonoridades do Barroco e do Romantismo, cujas obras são viagens no tempo e no espaço.

A Temporada de Música da Parques de Sintra, com direção artística de Massimo Mazzeo e organização conjunta com a Divino Sospiro – Centro de Estudos Musicais e Setecentistas de Portugal, inclui ainda uma masterclasse organizada em parceria com o prestigiado Centre de Musique Baroque de Versailles.

Concertos promovem o diálogo entre música e património, contando com artistas de referência do panorama nacional e internacional

O romântico Salão Nobre do Palácio Nacional da Pena acolhe dois concertos desta Temporada de Música. A abrir o programa, a 14 de outubro, ali atuam os Portuguese Chamber Soloists, com o concerto "Os grandes compositores para sopros e piano". Apresentando obras de Mozart, Schubert, Beethoven, o ensemble de câmara reviverá os serões musicais que D. Fernando II organizava para os seus convidados, no século XIX.

No dia 21 de outubro, evocam-se as soirées musicais promovidas pelo Rei-Artista na Pena. O pianista João Paulo Santos convida Susana Gaspar (soprano), Patrícia Quinta (mezzo soprano) e Lurdes Carneiro (fagote) para um concerto dedicado à “Boémia - Conservatório da Europa”, cujo alinhamento integra peças de compositores determinantes para a estética musical europeia do século XIX, como Dvořák e Mahler.

No coração da vila, o milenar Palácio Nacional de Sintra é outros dos palcos incontornáveis desta Temporada de Música. Centro de um território gerido pelas Rainhas de Portugal, não podia haver melhor cenário para o concerto “Parnaso no Feminino”, do agrupamento Le Concert de l’Hostel Dieu, que acontece a 15 de outubro, na Sala dos Cisnes. Realizado no âmbito da Temporada Portugal-França 2022, este concerto será uma oportunidade para conhecer obras de várias compositoras do Iluminismo, com destaque para Elisabeth-Claude Jacquet de la Guerre, protegida do rei Luís XIV.


Bilhetes disponíveis no site da Parques de Sintra

No esplendoroso Palácio Nacional de Queluz, verdadeiro ícone do estilo Barroco, decorrem cinco concertos desta Temporada de Música. A 22 de outubro, na Sala do Trono, o violinista Erich Hobart e o cravista Aapo Häkkinen apresentam um programa imperdível para os fãs de Johann Sebastian Bach: as seis sonatas para violino e cravo obbligato deste compositor que marcou o século XVIII.

No Auditório do Palácio Nacional de Queluz, entre 25 e 27 de outubro, das 10h00 às 18h00, decorrem as sessões da masterclasse “Charpentier: Missas e Motetos”, sob a orientação do reconhecido maestro e pedagogo, especialista em técnica vocal e Música Antiga, Fabien Armengaud. Trata-se de uma iniciativa igualmente organizada no âmbito da Temporada Portugal-França 2022.

No dia 28 de outubro, novamente na Sala do Trono, atua o agrupamento Le Concert de la Loge, também com o apoio da Temporada Portugal-França 2022. “No Salão do Palais Royal” transporta o público para as vésperas da Revolução Francesa e é uma homenagem à música dos salões que caracterizou este tempo, em que se destacaram compositores como Sacchini, Gluck, Lemoyne e Vogel. Do alinhamento faz parte um concerto para piano, uma sinfonia de salão e árias de ópera francesas da época.

No dia 30 de outubro, na mesma sala, há concerto para famílias. Num formato especialmente concebido para o público mais jovem, a Orquestra Divino Sospiro apresenta 'Dom Quixote no Casamento de Comacho', de Georg Philipp Telemann. O compositor inspirou-se no famoso personagem de Cervantes, para criar uma divertida serenata que pega no episódio casamento de Comacho com Quitéria.

A 4 de novembro, Stefania Neonato regressa à Sala da Música do Palácio Nacional de Queluz para trazer de novo à vida o raro pianoforte histórico deste palácio, num programa intitulado "Pianistas itinerantes e a criação da Europa" que percorre obras de Bomtempo, Beethoven e Clementi, construtor do instrumento que o público ouvirá tocar.

A encerrar esta Temporada de Música, no dia 5 de novembro, a Orquestra Divino Sospiro e o Nova Era Vocal Ensembre, apresentam “Sacro Vivaldi – a música sacra do padre ruivo, na Sala do Trono. Fora do âmbito dos concertos instrumentais, pelos quais é sobejamente conhecido, Antonio Vivaldi também compôs música sacra. Neste concerto, o público é convidado a explorar uma faceta menos conhecida do célebre compositor de “As Quatro Estações”.

Os bilhetes para a Temporada de Música podem ser adquiridos na bilheteira online da Parques de Sintra ou nas bilheteiras físicas dos espaços geridos pela empresa.

Toda a informação disponível em: www.parquesdesintra.pt.

 

Temporada de Música da Parques de Sintra 2022

AGENDA

14 outubro 2022 | 21:00 | Palácio Nacional da Pena | Salão Nobre

PORTUGUESE CHAMBER SOLOISTS

"Os grandes compositores para sopros e piano"

15 outubro 2022 | 21:00 | Palácio Nacional de Sintra | Sala dos Cisnes

LE CONCERT DE L’HOSTEL DIEU

“Parnaso no feminino”

21 outubro 2022 | 21:00 | Palácio Nacional da Pena | Salão Nobre

JOÃO PAULO SANTOS E AMIGOS

“Boémia - Conservatório da Europa”

22 outubro 2022 | 21:00 | Palácio Nacional de Queluz | Sala do Trono

ERICH HOBART E AAPO HÄKKINEN

“Seis sonatas de Bach”

25, 26 e 27 outubro 2022 | 10:00 > 18:00 | Palácio Nacional de Queluz | Auditório

FABIEN ARMENGAUD

Masterclasse “Charpentier: Missas e Motetos”

28 outubro 2022 | 21:00 | Palácio Nacional de Queluz | Sala do Trono

LE CONCERT DE LA LOGE

“No Salão do Palais Royal”

30 outubro 2022 | 19:00 | Palácio Nacional de Queluz | Sala do Trono

ORQUESTRA DIVINO SOSPIRO

Concerto para famílias 'Dom Quixote no Casamento de Comacho'

4 novembro 2022 | 21:00 | Palácio Nacional de Queluz | Sala da Música

STEFANIA NEONATO

"Pianistas itinerantes e a criação da Europa"

5 novembro 2022 | 21:00 | Palácio Nacional de Queluz | Sala do Trono

ORQUESTRA DIVINO SOSPIRO E NOVA ERA VOCAL ENSEMBRE

“Sacro Vivaldi – a música sacra do padre ruivo

MAIS INFORMAÇÕES

Preçário:

- Bilhete 1 concerto: 15€

- Bilhete de ciclo (8 concertos): 108€

Masterclasse:

- requer inscrição e pagamento prévios.

Bilhetes à venda online em www.parquesdesintra.pt e nas bilheteiras físicas da Parques de Sintra.


> 6 anos

Após o início do espetáculo, não é permitida a entrada na sala.

Não haverá lugar ao reembolso do valor dos bilhetes devido a atraso ou falta de comparência, salvo em caso de alteração de data ou de cancelamento do evento.


Creditos: PSML e LuisDuarte



Comments


bottom of page