top of page
  • Must Edição

Faça os seus ovos de Páscoa sem desperdícios!

O chocolate é um dos símbolos mais populares desta época festiva, e muitas pessoas associam esta data à compra e troca de ovos de chocolate e, mais recentemente, à caça aos ovos por parte dos mais pequenos. No entanto, há formas mais sustentáveis e amigas da carteira de manter a tradição.



A Phenix, start-up que tem como objetivo combater o desperdício alimentar e não alimentar, dá a conhecer, neste artigo, uma receita amiga do ambiente e saudável, para esta Páscoa.

 

Para construir os ovos é necessário aproveitar as cascas de abacate (sim!, aquelas cascas que todos desperdiçamos e que nem fazemos ideia do potencial que têm )

Mas como? Muito simples: a casca de abacate servirá de molde à confeção dos ovos da Páscoa!

Esta receita é composta por três partes. A primeira parte é a moldagem do ovo, a segunda parte a preparação do recheio e a terceira parte a ‘arte final’! Curioso/a? Vamos a isso que a Páscoa está aí à porta!

 



Começar por fazer o inventário dos ingredientes já disponíveis em casa e comprar apenas o necessário:

dois abacates inteiros;

200 g chocolate negro;

cacau em pó q.b;

bebida vegetal q.b;

xarope de agave/áçer/geleia (um adoçante líquido, de preferência).

 

Para o topping de caramelo de tâmaras:

tâmaras medjool;

bebida vegetal q.b;

água q.b;

amêndoas para picar e tostar.

PARTE 1: PREPARAR OS MOLDES DOS OVOS DA PÁSCOA

Começar por remover o interior do abacate, separando as cascas. Ao fazê-lo é necessário ter muito cuidado para que as cascas não quebrem, pois são necessárias inteiras!

Depois, limpar o interior das cascas com um pano.

 

Siga os seguintes passos:

Derreter metade da barra do chocolate em banho-maria;

Espalhar o chocolate pelo interior das cascas. Devem ficar bem cobertas;

Levar ao congelador, mais ou menos durante 2h. O chocolate deve estar duro;

Repetir este processo mais duas vezes. A camada de chocolate no ovo deve estar bem grossa para continuar a receita. Se for necessário, adicionar mais uma camada de chocolate

 


PARTE 2: O RECHEIO DIVINAL

Este recheio, composto por mousse de chocolate de abacate e topping de caramelo de tâmaras, deve ser preparado em diferentes recipientes:

 

Para a mousse:

Num processador de alimentos, adicionar o interior dos abacates com o cacau. Triturar até ficar uma mousse. Aos poucos, juntar a bebida vegetal. O recheio deve ficar bem cremoso e homogéneo, tanto quanto possível. Acrescentar adoçante a gosto.

 

Para o caramelo:

Remover os caroços das tâmaras e coloca-las em água a ferver para que amoleçam. Importante: usar apenas a água necessária para cobrir as tâmaras e não mais!

Após estarem cozidas, triturar no processador e adicionar a água da demolha e a bebida vegetal. O ponto ideal é quando alcançar a consistência líquida.

 

PARTE 3: A ARTE FINAL

Depois dos ovos estarem com a camada certa, deverão ser retiradas as cascas com cuidado e o ovo deve ser preenchido com a mousse de abacate. De seguida, basta cubrir com o caramelo de tâmaras. Para finalizar, sugerimos raspar o chocolate que sobrou e colocar amêndoas já picadas e tostadas.

 

Uma receita para pôr em prática no fim-de-semana da Páscoa. Até com os mais pequenos.

 

bottom of page