top of page
  • Must Edição

Faça os seus ovos de Páscoa sem desperdícios!

O chocolate é um dos símbolos mais populares desta época festiva, e muitas pessoas associam esta data à compra e troca de ovos de chocolate e, mais recentemente, à caça aos ovos por parte dos mais pequenos. No entanto, há formas mais sustentáveis e amigas da carteira de manter a tradição.



A Phenix, start-up que tem como objetivo combater o desperdício alimentar e não alimentar, dá a conhecer, neste artigo, uma receita amiga do ambiente e saudável, para esta Páscoa.

 

Para construir os ovos é necessário aproveitar as cascas de abacate (sim!, aquelas cascas que todos desperdiçamos e que nem fazemos ideia do potencial que têm )

Mas como? Muito simples: a casca de abacate servirá de molde à confeção dos ovos da Páscoa!

Esta receita é composta por três partes. A primeira parte é a moldagem do ovo, a segunda parte a preparação do recheio e a terceira parte a ‘arte final’! Curioso/a? Vamos a isso que a Páscoa está aí à porta!

 



Começar por fazer o inventário dos ingredientes já disponíveis em casa e comprar apenas o necessário:

dois abacates inteiros;

200 g chocolate negro;

cacau em pó q.b;

bebida vegetal q.b;

xarope de agave/áçer/geleia (um adoçante líquido, de preferência).

 

Para o topping de caramelo de tâmaras:

tâmaras medjool;

bebida vegetal q.b;

água q.b;

amêndoas para picar e tostar.

PARTE 1: PREPARAR OS MOLDES DOS OVOS DA PÁSCOA

Começar por remover o interior do abacate, separando as cascas. Ao fazê-lo é necessário ter muito cuidado para que as cascas não quebrem, pois são necessárias inteiras!

Depois, limpar o interior das cascas com um pano.

 

Siga os seguintes passos:

Derreter metade da barra do chocolate em banho-maria;

Espalhar o chocolate pelo interior das cascas. Devem ficar bem cobertas;

Levar ao congelador, mais ou menos durante 2h. O chocolate deve estar duro;

Repetir este processo mais duas vezes. A camada de chocolate no ovo deve estar bem grossa para continuar a receita. Se for necessário, adicionar mais uma camada de chocolate

 


PARTE 2: O RECHEIO DIVINAL

Este recheio, composto por mousse de chocolate de abacate e topping de caramelo de tâmaras, deve ser preparado em diferentes recipientes:

 

Para a mousse:

Num processador de alimentos, adicionar o interior dos abacates com o cacau. Triturar até ficar uma mousse. Aos poucos, juntar a bebida vegetal. O recheio deve ficar bem cremoso e homogéneo, tanto quanto possível. Acrescentar adoçante a gosto.

 

Para o caramelo:

Remover os caroços das tâmaras e coloca-las em água a ferver para que amoleçam. Importante: usar apenas a água necessária para cobrir as tâmaras e não mais!

Após estarem cozidas, triturar no processador e adicionar a água da demolha e a bebida vegetal. O ponto ideal é quando alcançar a consistência líquida.

 

PARTE 3: A ARTE FINAL

Depois dos ovos estarem com a camada certa, deverão ser retiradas as cascas com cuidado e o ovo deve ser preenchido com a mousse de abacate. De seguida, basta cubrir com o caramelo de tâmaras. Para finalizar, sugerimos raspar o chocolate que sobrou e colocar amêndoas já picadas e tostadas.

 

Uma receita para pôr em prática no fim-de-semana da Páscoa. Até com os mais pequenos.

 

1 Comment


usmatthewgreen
Apr 02

I am visiting to your post. your post is to much helpful at any person who can interesting eating chocolate. Its my most favorite thing so you will send some sample just checking taste.


Best General Contractors in Sylmar CA

Like
bottom of page