• begoodmust

Pole Dance: uma nova alternativa de prática desportiva repleta de benefícios!

Atualmente, o Pole Dance ganha cada vez mais adeptos – mas é ainda uma modalidade desconhecida para muitas pessoas. Por isso, o Urban Sports Club reuniu alguns dos seus principais benefícios.


O Pole Dance tem sido cada vez mais procurado como forma alternativa de prática desportiva com diversos benefícios associados, tais como a tonificação muscular e bem-estar mental. A modalidade tem origem em países como a India, China e Grécia, mas é nos anos 50 que se torna conhecida nos clubes de striptease e em espetáculos de burlesco. A partir de 1990, torna-se uma prática artística e desportiva, juntando dança, ginástica e fitness à volta de uma barra vertical. Conheça os seus benefícios.


Aumento da coordenação motora e equilíbrio

A prática deste desporto depende em grande parte de coordenação, memorização e compreensão dos movimentos na barra e por isso é uma modalidade com alguma exigência física, mas também mental. Ao trabalhar o corpo e a mente, o Pole Dance ajuda a desenvolver uma maior coordenação motora e consciência corporal.

Tonificação muscular e aumento de resistência

A modalidade trabalha toda a musculatura do organismo. Trabalha sobretudo os músculos superiores, essenciais para as acrobacias na barra, fortalece os abdominais, e tonifica as pernas. Tem sido cada vez mais procurada como alternativa a práticas de tonificação mais convencionais e os resultados aparecem com bastante rapidez.

Aumento da flexibilidade

Os movimentos envolvidos no Pole Dance implicam alongamentos, flexão e contorção. À medida se vai praticando, o aumento da flexibilidade é um dos benefícios mais óbvios da modalidade – o que representa várias vantagens para a saúde do corpo: impede um desgaste prematuro das articulações, má postura, e a longo prazo ajuda a aumentar a capacidade para movimentos básicos como caminhar ou levantar. O aumento de flexibilidade é também uma condição para avançar no nível da prática desportiva.

Aumenta o gasto calórico

O Pole Dance é uma modalidade muito completa, dada a sua capacidade de trabalhar várias partes do corpo com eficácia, sendo possível queimar até 400 calorias numa aula. Os movimentos, o equilíbrio e a capacidade de erguer o peso do corpo usando apenas a barra como apoio, fazem com que o Pole Dance, aliando o treino de cardio com o treino de força, seja um excelente exercício para quem procura uma forma diferente de manter a atividade física.

Benefícios para a saúde mental

Os benefícios do Pole Dance verificam-se também na saúde mental de quem o pratica. Ao progressivamente dominar os movimentos e exercícios o praticante de Pole Dance acaba por aumentar a sua autoestima. Através das roupas, dos movimentos, da expressão livre através do corpo, a confiança adquirida ao longo do tempo gera uma atmosfera de bem-estar consigo próprio com inúmeros benefícios para a saúde mental.

#must#itmustbegood #exercicio #praticadesportiva #UrbanSportsClub #PoleDance #benefíciosdoPoleDance #corpo #mente